Cinco comunidades quilombolas de Pernambuco poderão receber polos EAD do IFSertãoPE

Saiba mais!

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD), promoverá neste sábado (18), uma cerimônia de Assinatura do Termo de Manifestação de Interesse entre o IFSertãoPE e cinco comunidades quilombolas de Pernambuco, destinado à abertura de novos Polos EaD do Instituto. O evento ocorrerá às 10h, no Centro de Produção Artesanal de Conceição das Crioulas. Estão previstas as participações de representantes das comunidades quilombolas de Mirandiba, Salgueiro, Custódia, Betânia e Orocó, além da equipe gestora do IFSertãoPE e autoridades locais.

O Diretor de Educação a Distância do IFSertãoPE, Adonias Soares, explica a importância da assinatura, tanto para o Instituto quanto para as comunidades beneficiadas. “Essa iniciativa representa um passo significativo para a expansão da educação a distância no Sertão de Pernambuco, garantindo que jovens e adultos de comunidades quilombolas tenham acesso a cursos de qualidade sem precisar se deslocar grandes distâncias. É uma oportunidade de fortalecer a educação, a cultura local e a inclusão social”, avalia. “Este é mais um passo que o IFSertãoPE dá em busca da interiorização e inclusão: ampliar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, respeitando saberes e identidades, garantindo condições pedagógicas para que a educação gere oportunidades, trabalho e cidadania no território”, acrescenta o Pró-Reitor de Ensino do IFSertãoPE, Eudis Teixeira.

Após a assinatura do TMI, a equipe da DEaD realizará visitas presenciais às comunidades onde os polos serão abertos, para verificar a infraestrutura física e tecnológica dos espaços. Logo em seguida, será elaborado um relatório técnico, que será submetido à análise e aprovação do Conselho Superior. Após a aprovação, será firmado o termo de cooperação e os polos serão cadastrados no sistema E-mec. Com isso, os polos ficam liberados para receber ofertas de cursos e demais ações formativas. Além disso, todos os coordenadores e equipes dos polos passarão por formação específica para atuar na modalidade EaD.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas