Codevasf investe cerca de R$ 7,3 milhões em ações de segurança hídrica em Pernambuco

Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

O governo federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), investe cerca de R$ 7,3 milhões em segurança hídrica em Pernambuco. Por meio da Superintendência Regional em Recife, a empresa está adquirindo 2,4 mil caixas d’água e reservatórios tipo cisternas, além de caminhões-pipas. Os recursos são provenientes do Orçamento Geral da União, destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar.

Ao todo, são 1,5 mil reservatórios em polietileno, tipo redondo com tampa, com capacidade de mil litros; 500 unidades de cinco mil litros e 400 tipo cisterna em polietileno de alta densidade (PEAD) com volume de armazenamento de 15 mil litros para armazenamento de água, fechamento com tampa de 1/4 de volta e vedação total. Entre as principais características dos equipamentos, destacam-se a resistência, a facilidade de instalação e a vedação.

Além disso, serão adquiridos oito caminhões-pipas (quatro com capacidade de seis mil litros e quatro com capacidade de nove mil litros), destinados a utilizações nas áreas da pecuária, agricultura familiar e ações de desenvolvimento social e econômico.

Para o superintendente regional da Codevasf no Recife, Gustavo Melo, “a entrega dos reservatórios e dos caminhões-pipas configura-se como política pública de grande importância para a sociedade, trazendo uma forma de convívio com a estiagem de maneira sustentável”.

As ações de segurança hídrica da Codevasf visam assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidades adequadas à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico, além de garantir a proteção contra desastres hídricos (secas e enchentes), a preservação dos ecossistemas com a regularização das vazões ecológicas e o controle da qualidade da água.

As principais estruturas localizadas implantadas pela Companhia para a garantia hídrica são: cisternas; aguadas e barreiros; pequenas barragens; sistemas simplificados de abastecimento e poços artesianos ou profundos.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas