O serviço de ecocardiografia do Inácio de Sá atende, em sua maior demanda, pacientes hospitalizados ou em acompanhamento na própria unidade.
O Hospital Regional do Inácio de Sá (HRIS), localizado no Sertão Central de Pernambuco, atingiu, nesta terça-feira (16/09), a marca de 3.001 ecocardiogramas realizados, consolidando-se como serviço de referência regional na oferta do exame, contribuindo de forma significativa para o diagnóstico precoce e o acompanhamento de doenças cardíacas na região.
O serviço de ecocardiografia do Inácio de Sá atende, em sua maior demanda, pacientes hospitalizados ou em acompanhamento na própria unidade. A disponibilidade do exame na própria estrutura do hospital representa um avanço expressivo para a população do interior, ao permitir o acesso ao diagnóstico cardiológico sem a necessidade de deslocamentos para centros urbanos mais distantes. Essa descentralização dos serviços de saúde garante maior conforto, segurança e agilidade no cuidado aos pacientes.
Além de realizar o acompanhamento dos pacientes internos, o HRIS recebe ainda pacientes encaminhados pela VII Gerência Regional de Saúde (Geres), que organiza o acesso dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde dos sete municípios vinculados à sua área de abrangência.
“É uma felicidade está celebrando esse marco de um serviço que não existia anteriormente e que hoje atinge esse marco significativo. A gente sabe da dificuldade que era tirar um paciente daqui para realizar exame fora, principalmente paciente internado, grave. E hoje o próprio hospital resolve essa demanda, tanto dos pacientes internos, quanto atendendo os pacientes regulados da rede. Atendemos pacientes de diversos diagnósticos, consolidando o serviço como referência”, destaca o médico cardiologista Elder Gil.
O ecocardiograma é um exame de imagem não invasivo, seguro e essencial para a avaliação da estrutura e do funcionamento do coração. Ele possibilita a identificação de condições como insuficiência cardíaca, alterações valvulares, cardiopatias congênitas, entre outras.
Com a consolidação do serviço, o HRIS reafirma seu compromisso com a ampliação e descentralização do acesso à assistência especializada e com a qualificação do cuidado em saúde cardiovascular para a população do sertão pernambucano.