Saiba mais!
O TCE-PE realizou, na última sexta-feira (19), o III Encontro TCE +Seguro, com palestras direcionadas aos servidores sobre as ameaças à Segurança da Informação (SI) e as formas de enfrentá-las. O evento aconteceu no auditório do Edifício Nilo Coelho e foi transmitido também pela TV TCEPE.
Na abertura, o presidente Valdecir Pascoal celebrou a iniciativa, reforçando o compromisso da instituição com a SI. “A transformação digital, com todos os seus benefícios, nos impõe riscos crescentes. Por isso, proteger dados não é apenas um desafio técnico, é uma responsabilidade institucional. É zelar pela credibilidade do nosso Tribunal e pela confiança que a sociedade deposita em nós”, destacou.
A programação começou com as ações do Programa TCE +Seguro, apresentadas pela chefe do DTI, Ana Carolina Chaves, e pela gerente Alice Paredes (GSIP); seguidas da diretora Adriana Arantes (DEX) e do auditor Alexandre Brainer (GSIA) que, respectivamente, abordaram os temas: ‘a SI no Controle Externo’ e ‘os golpes na era da inteligência artificial (IA)’.
Outro ponto importante foram os novos resultados da pesquisa ‘Boas Práticas de SI’ adotadas pelo Tribunal, mostrados pelo professor Fernando Aires, da UFRPE. Entre os principais avanços, está o uso de senhas com mais de 14 caracteres, que subiu de 16%, no ano passado, para 39% em 2025. A prática garante uma maior segurança e dificulta o vazamento de informações e dados sigilosos.