Carreta da Mulher Pernambucana registra 15 mil atendimentos

Entre os procedimentos mais procurados estão as mamografias (7.971), ultrassonografias de mama (3.183) e as consultas ginecológicas (3,5 mil).

A Carreta da Mulher Pernambucana, iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), já realizou mais de 15.441 mil atendimentos desde que começou a circular pelo estado, no final de maio deste ano. O serviço itinerante leva exames e consultas especializadas às mulheres das quatro macrorregiões de saúde, ajudando a reduzir a demanda reprimida e fortalecendo a detecção precoce de doenças como o câncer de mama e o câncer do colo do útero.

Entre os procedimentos mais procurados estão as mamografias (7.971), ultrassonografias de mama (3.183) e as consultas ginecológicas (3,5 mil). A carreta reflete a ampliação do acesso a serviços essenciais da saúde da mulher, especialmente em municípios do interior e áreas mais distantes dos grandes centros.

A Carreta da Mulher Pernambucana fortalece essa linha de cuidado, levando atendimento especializado a todas as regiões do estado e contribuindo para a redução de diagnósticos tardios, que comprometem as chances de tratamento eficaz.

O atendimento da Carreta ocorre de segunda a sábado, das 8h às 17h, com oferta de mamografia, ultrassonografia de mama, colposcopia, punção mamária guiada por imagem, biópsia de lesão no colo do útero, consultas com ginecologista e teleinterconsulta com mastologista. Enquanto as consultas e exames específicos são agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) via Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), as mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos podem ser feitas por demanda espontânea, sem encaminhamento médico.

“Eu estava precisando fazer alguns exames e passar no ginecologista e, graças ao Governo do Estado e à nossa governadora Raquel Lyra, consegui realizar todos os atendimentos na Carreta da Mulher, tendo acesso mais rápido e fácil aos exames. Digo a todas as mulheres: busquem esse serviço quando ele chegar à sua cidade faça seus exames e se cuidem”, afirmou a moradora de Garanhuns Michelle Marques, que contou um pouco da sua experiência na Carreta.

Tags:
saude mulher
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas