Hospital Regional de Arcoverde debate enfrentamento à violência contra a mulher

Saiba mais!

O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), unidade da rede estadual de saúde em Arcoverde, no Sertão do Moxotó, realizou nesta terça-feira (03/02), palestra sobre enfrentamento a violência contra a mulher. A atividade integrou o ciclo formativo ‘Onde a violência fere, a saúde acolhe e protege’, iniciativa que aborda temas como violência doméstica e familiar, humanização no atendimento às vítimas e a atuação da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência.

Foram discutidas os tipos de violência tipificadas na Lei Maria da Penha como: violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, além da importância de um atendimento acolhedor, empático e sem julgamentos, especialmente nos serviços de saúde, que muitas vezes representam a primeira porta de entrada para mulheres em situação de violência.

“ É importante trazer esse tipo de conteúdo para o hospital, pois a equipe está na linha de frente todos os dias e a violência de gênero é uma realidade que cresce constantemente. Por isso, é fundamental garantir um atendimento humanizado, com escuta ativa, comunicação assertiva e empática e, principalmente, sem julgamentos. A partir desse conteúdo, os profissionais passam a saber como acolher, orientar e para onde direcionar a vítima, oferecendo o suporte adequado, ” destacou uma das palestrantes, a psicóloga Maria Eduarda Torres.

O encontro também reforçou práticas essenciais do atendimento humanizado, como escuta ativa, respeito à autonomia das mulheres, garantia de sigilo e prevenção da revitimização, evidenciando o papel estratégico dos profissionais de saúde na identificação, acolhimento e encaminhamento adequado dos casos.

“A participação de colaboradores de diferentes setores do hospital evidencia o compromisso da unidade com a qualificação permanente das equipes, fortalecendo uma atuação mais sensível, integrada e responsável frente às situações de violência de gênero. Nós somos SUS e portanto, um espaço de acolhimento, cuidado e proteção à vida, contribuindo para o fortalecimento da rede de apoio às mulheres no município,” ressaltou a diretora geral do HRRBC, Ana Kelly Araújo.

Rede de apoio e canais de assistência às mulheres – Em Arcoverde, as mulheres podem buscar apoio e orientação por meio dos seguintes órgãos e contatos: 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), através do número (87) 9 8877-2123, Secretaria da Mulher de Arcoverde, no número (87) 9 9243-5638, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), no telefone (87) 98877-2210 e pela Central de Atendimento à Mulher, de forma gratuita através no número 180 com atendimento 24 horas em todo o Brasil). A Polícia Militar também atende chamados pelo 190.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas