Encontro, realizado dentro do Programa Bora Conversar, trouxe alerta sobre saúde mental, prevenção ao suicídio e tomada de decisões diante de conflitos, com presença de palestrante de referência nacional
Em alusão ao mês do Setembro Amarelo, campanha que tem como principal objetivo conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, a Secretaria de Defesa Social (SDS) promoveu para seus servidores mais uma edição do Programa Bora Conversar. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (1), no auditório da SDS, com a participação de integrantes das Operativas do órgão de segurança pública e a presença da secretária-executiva, Mariana Cavalcanti, acompanhada do gerente geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS, coronel da Policia Militar Benôni Cavalcante Pereira.
Para contribuir com a temática proposta, “Comportamento humano em situação de crise: Conhecer para prevenir”, foi convidado o palestrante de referência nacional em prevenção ao suicídio, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros do estado do Ceará José Edir Paixão de Sousa. Ele é mestre em Saúde Pública, com vasta experiência em gestão institucional; atua na promoção de saúde mental, como pesquisador e instrutor da área de prevenção e estudos em suicídio, além de ser autor de cinco livros publicados. “Diante dos momentos de crise, devemos reconhecer e trabalhar as nossas vulnerabilidades para nos tornarmos emocionalmente mais habilidosos, pois isso pode nos ajudar na resolução dos conflitos”, afirmou o palestrante.
O suicídio é um grave problema de saúde pública global que exige a atenção da sociedade, mas falar de suicídio não é tarefa fácil. A data de 10 de setembro, oficialmente, é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, durante todo o mês, acontece a Campanha Setembro Amarelo, cujo principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Acredita-se que a melhor forma de evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.
“Este evento é uma oportunidade única para que nossos servidores aprendam com as experiências e conhecimentos valiosos do citado palestrante acerca do tema, reforçando que essa temática é alvo das políticas públicas nacionais voltadas para segurança pública no País, inclusive com metas previstas nos planos e ações ligados ao Fundo Nacional de Segurança Pública”, avaliou a gerente da GACSDS, Raquel Miranda.
BORA CONVERSAR - Com um olhar especialmente voltado para os servidores, o projeto é uma iniciativa da Gerência de Atenção e Cuidado ao Servidor de Defesa Social (GACSDS) por meio de ações e acolhimentos, com objetivo de criar um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, onde os profissionais se sintam valorizados. A cada mês, são discutidos temas relevantes do cotidiano, compartilhadas experiências e aprendizados, promovendo o engrandecimento dos servidores e a evolução da SDS.
Em caso de crise, pode-se ligar para o contato 188 do Centro de Valorização da Vida (CVV) e, em urgência e emergência, para o 190 da PMPE ou 193 do CBMPE.