TRE-PE registra mais de 13,3 mil atendimentos no seu 2º mutirão

Ações aconteceram entre quinta-feira (4) e sábado (6)

O 2º mutirão do TRE Pernambuco, realizado entre a última quinta-feira (4) e este sábado (6), registrou 13.368 atendimentos em todo o Estado, números considerados como positivos pelo Tribunal. A iniciativa faz parte da campanha Atualize, de incentivo à coleta biométrica dos eleitores, e de estímulo aos jovens a tirarem o título eleitoral. De todas as unidades, o Posto Biométrico de Pesqueira (Agreste), inaugurado no final de novembro com oito guichês, foi a que registrou o maior número de atendimentos: 705 nos três dias.

Na sequência, as unidades com maiores registros de atendimento foram o Posto de Antedimento Biométrico de São Bento do Una, no Agreste (522); a Central de Atendimento ao Eleitor do Recife (486); os Postos de Antedimento Biométrico de Toritama (429), no Agreste, de Cavaleiro (428) e do Shopping Guararapes (405), em Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana); o cartório da 85ª zona eleitoral em Igarassu (367), na Região Metropolitana, e a Agência do Trabalhador em Jaboatão dos Guararapes (350).

Somados os dados deste com os do 1º mutirão, realizado há um mês, o TRE Pernambuco registrou 32.885 atendimentos – no 1º mutirão foram atendidos 19.517 eleitoras  e eleitores. O diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, avaliou como exitosa a realização das ações e informou que até o dia 6 de maio, quando se encerra o prazo do cadastro eleitoral para as Eleições 2026, o Tribunal realizará novos mutirões, um a cada mês.

Os mutirões foram criados para ampliar a emissão do 1º título, a coleta biométrica dos eleitores que ainda não a registraram no cadastro eleitoral e o acesso aos demais serviços da Justiça Eleitoral. Eles acontecem em três dias consecutivos e consistem na ampliação dos atendimentos em duas horas nos dias úteis, bem como na abertura das unidades da Justiça Eleitoral no sábado, das 8h às 16h.

A estudante Maria Alice Gomes, de 15 anos, foi uma das pessoas atendidas no mutirão, neste sábado, na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do Recife. Foi tirar seu 1º título. “Soube (do mutirão) pelas redes sociais. Eu vim porque é muito importante e incentivo todos os jovens a tirarem o 1º título”, disse, logo após seu atendimento.

A abertura da CAE do Recife no sábado foi o principal motivo que levou o mecânico Fernando Silva a coletar a biometria e regularizar seu título. Ele, que foi atendido em horário agendado, disse que não estava encontrando espaço na agenda de trabalho em dias úteis para regularizar sua situação.

“Abrir aos sábados é muito importante para as pessoas que não têm disponibilidade durante a semana. Nos finais de semana, nesses plantões, é uma coisa muito boa. Eu, particularmente, só tive disponibilidade no sábado”, afirmou.

Cadastro biométrico

Um dos focos do mutirão é ampliar o cadastro biométrico dos eleitores em todo o Estado. Segundo o último levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 7.077.114 eleitoras e eleitores registrados em Pernambuco, 890.453 (12,58%) ainda não coletaram a biometria. A maioria desses eleitores estão concentrados na faixa etária de 20 a 24 anos, que tiraram o título durante a pandemia e não registraram seus dados digitais, e em 28 cidades pernambucanas que não completaram a revisão biométrica também em razão da pandemia.

O TRE-PE tem realizado, desde o início do ano, uma série de ações especialmente nesses 28 municípios que iniciaram o ano com mais de 50% dos seus eleitorados sem biometria coletada, com a realização de audiências públicas e a abertura de postos descentralizados.

Pesqueira, com 68,08% do eleitorado (34.790) sem cadastro biométrico, é um dos municípios com maior deficit em termos percentuais. Em números absolutos, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, é município com maior quantidade de eleitores sem as digitais coletadas – dos seus 488.796 eleitoras e eleitores, 240.026 (49,11%) precisam coletá-las.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas