Governo de Pernambuco e UPE anunciam obras no CISAM-UPE de mais de 29 milhões

Saiba mais!

Nesta segunda-feira (01), o Governo de Pernambuco assinou a autorização para a licitação das obras de requalificação do Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM/UPE), sendo destinados mais de R$ 29 milhões. O hospital é referência em saúde materno-infantil, saúde de pessoas com útero, aborto legal e na formação acadêmica e científica da UPE. O investimento garante mais infraestrutura para uma unidade que, ao longo de décadas, tem sido fundamental no cuidado de gestantes, mulheres em situação de vulnerabilidade e no desenvolvimento de políticas públicas de saúde, consolidando-se como um espaço estratégico para a assistência, o ensino, a pesquisa, a inovação e a extensão no Estado.

“Com esse recurso destinado ao CISAM serão requalificados vários espaços, como a UTI Neonatal, a sala de aleitamento materno, farmácia, espaços administrativos e também melhorar os ambientes para o ensino na Universidade de Pernambuco. Faz muito tempo que nós não temos um investimento desse nível no hospital, que tem como ponto alto de sua atuação as mulheres vítimas de violência e também as adolescentes. Então, oferecer um local digno para que essas mulheres sejam atendidas faz com que a universidade cumpra o seu papel no ensino, na formação de pessoas, como também na assistência às mulheres que passam por muitas situações de vulnerabilidade,’’ pontuou a Reitora da Universidade de Pernambuco, profª Socorro Cavalcanti.

Neste último Ouvir para Mudar de 2025, foram assinados, além da obra do CISAM/UPE, outros 56 documentos que somam R$ 1,07 bilhão em investimentos. Entre eles estão 13 termos aditivos, 23 autorizações de licitação e 21 ordens de serviço, contemplando áreas como saúde, segurança, educação, infraestrutura e habitação.

“É de grande importância essa obra de construção e requalificação do CISAM, que faz parte do Complexo Hospitalar da UPE, onde conseguimos formar pessoas na área da saúde. Agora com um espaço requalificado, ampliado, nós vamos avançar muito mais em termos de ensino e em termos de assistência. Com a estrutura, conseguiremos oferecer um espaço mais digno para as pessoas vítimas de violência e em vulnerabilidade social’’, destacou a Diretora do CISAM-UPE, Profª Benita Spinelli.

A requalificação resultará na ampliação de leitos de UTI neonatal, aumento da capacidade instalada das unidades de cuidados intermediários convencionais e canguru, aumento do atendimento do banco de leite humano e assistência farmacêutica. Também será aberta uma unidade de terapia intensiva materna, reestruturação do centro cirúrgico, com acréscimo de 30% na oferta de cirurgias ginecológicas, atendendo a uma demanda reprimida na rede estadual de saúde. Na parte acadêmica, reestruturação dos espaços adequados para o ensino, com laboratório de simulação realística e núcleo de saúde digital, possibilitando um ensino de maior qualificação e práticas humanizadas.

Estiveram presentes na ocasião a Governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, a Vice-Governadora do Estado de Pernambuco, Priscila Krause, a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricelia Montenegro, a Reitora da Universidade de Pernambuco Profª. Socorro Cavalcanti, a Diretora do Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros, Profa. Benita Spinelli, a Vice-diretora do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco-Prof. Luiz Tavares, Irmã Lucimar, além de outros representantes do Governo de Pernambuco e dos diversos municípios.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas