Durante o evento, os participantes vão desenvolver soluções inovadoras para desafios reais na área de saúde, que serão apresentadas ao final da oficina.
Nos dias 22 e 23 de agosto, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com a Univasf e o Sebrae Petrolina, realiza o evento Impact Health - Ideathon. A oficina é aberta a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, colaboradores do HU-Univasf, profissionais de saúde e das áreas de tecnologia e administração. Serão disponibilizadas 50 vagas.
Durante o evento, os participantes vão desenvolver soluções inovadoras para desafios reais na área de saúde, que serão apresentadas ao final da oficina. A iniciativa busca integrar a comunidade acadêmica e profissional, incentivando que pesquisas e tecnologias sejam levadas de forma mais ágil e efetiva ao mercado e à sociedade.
Quer transformar suas ideias em soluções reais para a saúde do Vale do São Francisco? Traga sua criatividade e ajude a construir o futuro da saúde na região. Garanta sua vaga e inscreva-se pelo link - CLIQUE AQUI!
Como surgiu a parceria com o Sebrae?
O Impact Health, que pode ser traduzido como “Impacto na Saúde”, surgiu da parceria entre o Grupo de Trabalho Ecossistema de Inovação do HU-Univasf, a rede de medicamentos inovadores, envolvendo o professor Fabrício de Sousa Silva, do Colegiado de Farmácia da Univasf, e o Sebrae. Dessa parceria surgiu a proposta de realizar uma Maratona de Ideias Inovadoras a partir de problemas mapeados no HU-Univasf e na área de medicamentos. A iniciativa é resultado de uma ação promovida pelo Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI/FACEPE).
Com o propósito de favorecer soluções de inovação tecnológica, a oficina visa mobilizar diversos atores, incluindo discentes e docentes, pesquisadores, trabalhadores das áreas de saúde, tecnologia e administração, gestores e pessoas interessadas em inovação. De acordo com a chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde do HU-Univasf, Emanuela Spinola, “a iniciativa do Impact Health demonstra a força das parcerias institucionais e do trabalho colaborativo entre Universidade, Governo e setor produtivo na promoção da inovação em saúde”.
Ao reunir diferentes atores em torno de problemas reais mapeados no HU-Univasf e no setor de medicamentos, a maratona de ideias inovadoras reforça o papel estratégico da ciência e da tecnologia na busca por soluções que impactem positivamente a sociedade. “A ação evidencia a importância de ambientes interdisciplinares e colaborativos para o desenvolvimento de propostas concretas e sustentáveis, que contribuem para a melhoria dos serviços de saúde e para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional”, ressaltou Emanuela.
Para a analista de Negócios do Sebrae/PE, Kátia Bezerra, o principal benefício dessa parceria é impulsionar o funcionamento do ecossistema de inovação, envolvendo vários atores para desenvolver inovação e tecnologia na área de saúde na região do Vale do São Francisco.
“Está previsto no planejamento estratégico do Sebrae desenvolver as cadeias produtivas da região e contribuir com importantes instituições, como o HU-Univasf e a Univasf, para que possam colocar em prática as pesquisas e projetos desenvolvidos por alunos, desde a graduação à pós-graduação, e seus respectivos profissionais, servidores e pesquisadores”, disse Kátia.
Importância do evento para o hospital
A participação do HU-Univasf no Ideathon - Impact Health representa um marco estratégico para o fortalecimento do ecossistema de inovação em saúde na região. Ao integrar-se ativamente à iniciativa, o HU-Univasf reafirma seu papel não apenas como espaço de assistência e formação acadêmica, mas também como agente propulsor de transformação tecnológica e social.
A maratona de ideias inovadoras, construída a partir de desafios reais mapeados no próprio Hospital, permite a identificação de soluções aplicáveis e contextualizadas, aproximando a prática hospitalar das iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo, promovendo assim uma integração entre teoria e prática.
“Essa sinergia contribui para a melhoria contínua dos serviços de saúde oferecidos à população, ao mesmo tempo em que fomenta a cultura da inovação entre profissionais, estudantes e gestores da instituição”, pontuou Emanuela.
Programação
O Ideathon será realizado no Sebrae Petrolina, com atividades no dia 22 de agosto das 13h às 17h e das 18h às 22h, e no dia 23, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.