Confira!
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip), divulgou o edital nº 174/2025, referente à Seleção Simplificada para Estudantes do Programa Pé no Futuro. O programa destina 100 vagas para os campi Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista, Floresta e Serra Talhada.
O edital visa à seleção de jovens, com idade até 30 anos, que concluíram o ensino médio e não ingressaram no ensino superior, assim como os estudantes que estão no penúltimo ou último ano do Ensino Médio, para capacitação técnica e gerencial com vistas a iniciar e gerenciar seus próprios negócios promovendo o autoemprego e o desenvolvimento econômico sustentável.
O percentual de 50% das vagas será destinado aos estudantes, egressos de escolas públicas, que foram beneficiários do Programa Pé de Meia do Governo Federal, e obrigatoriamente com cadastro no CadÚnico. A previsão de início do programa é dia 08/12/2025, com duração total prevista de cerca de 03 (três) meses para a Fase I, 06 (seis) meses para a Fase II, para os estudantes que passarem para esta fase e 06 (seis) meses para a Fase III.
As inscrições são gratuitas e ocorrerão via formulário online, disponível no link https://forms.gle/n4THw6zJKw4YB7S77 até o dia 25 de novembro. Informações sobre critérios e documentação necessária deverão ser consultadas no edital.
Fases do Programa
O curso de capacitação sobre gestão empresarial faz parte da fase I do programa Pé no Futuro e envolverá estratégias de marketing, gestão, inovação e noções de inteligência artificial para fortalecer a capacidade de iniciar, gerenciar e expandir novos negócios. Terá a duração de 160 horas. Os estudantes receberão um auxílio financeiro no valor de R$600 com a finalidade de custear suas despesas de alimentação e transporte durante a permanência nas atividades do Programa, conforme critérios estabelecidos pelo Programa Pé no Futuro. É garantido tal auxílio nos três primeiros meses. Nos seis meses subsequentes, somente os estudantes selecionados para a segunda fase o receberão. Na terceira fase do Programa Pé no Futuro não haverá auxílio financeiro.
Para a Fase I serão selecionados até 100 estudantes, os quais receberão capacitação técnica e gerencial durante a primeira fase do programa, com duração de três meses. Neste período, os estudantes terão acompanhamento e apoio para a construção de seu negócio.
Para a Fase II serão cinco empreendimentos selecionados. Os estudantes participantes de tais empreendimentos receberão prêmio para auxílio na implementação do negócio, bem como, o direito ao auxílio financeiro, mentoria e acompanhamento psicopedagógico. A Fase II terá duração de seis meses.
A Fase III será de acompanhamento dos empreendimentos por parte do IFSertãoPE. Não haverá auxílio financeiro e terá duração de seis meses.
Acesse aqui informações completas sobre o Programa, no edital nº 174/2025 e na primeira retificação divulgada.