A honraria foi instituída em 1985
Na data em que se celebra o Dia da Advocacia, 11 de agosto, a OAB-PE, visando homenagear os advogados e advogadas que possuem 50 anos de inscrição na Ordem, ininterruptas, entregará a medalha de mérito Joaquim Amazonas.
A honraria, instituída em 1985, pela gestão do presidente Fernando de Vasconcelos Coelho, leva o nome do fundador e primeiro presidente da seccional pernambucana, Joaquim Amazonas. A homenagem faz parte da programação do Mês da Advocacia, e será entregue em sessão solene, às 15h, no auditório Fernando Santa Cruz, na sede da OAB-PE.
Serão entregues em torno de 20 medalhas, a advogados que durante esses 50 anos de serviços à Corporação, e a causa da Justiça e do Direito, não hajam sofrido qualquer penalidade ético-disciplinar, e não esteja inadimplente com a Ordem.
Joaquim Amazonas – A honraria, concedida anualmente, traz a imagem de Joaquim Ignácio de Almeida Amazonas, um dos fundadores e primeiro e por duas vezes presidente da OAB Pernambuco – de 08 de fevereiro de 1932 a 28 de fevereiro de 1949 e de 31 de março a 08 de junho de 1951. O advogado também foi professor e o primeiro reitor da então Faculdade do Recife, atualmente ligada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Fonte: OAB-PE
