Durante o evento, os docentes presentes de instituições do Brasil, falaram sobre estratégias de divulgação de programas de doação de corpos
Entre os dias 14 e 17 de novembro, em Guarulhos – São Paulo, ocorreu o 30⁰ Congresso Brasileiro de Anatomia organizado pela Sociedade Brasileira de Anatomia. A Universidade de Pernambuco (UPE) foi representada pelo prof. Edivaldo Xavier da Silva Júnior do curso de Fisioterapia do Campus Petrolina.
Durante o evento, os docentes presentes de instituições do Brasil, falaram sobre estratégias de divulgação de programas de doação de corpos e mencionaram a importância destes sempre estarem sendo lembrados na sociedade acadêmica e em toda a sociedade circunvizinha através de ações, reportagens e divulgação em redes sociais.
No II Fórum de Doação de Corpos, o Programa de Doação de Corpos (PDC) da UPE: Doar para Viver, representado também pelo prof. Edivaldo, o qual é um dos coordenadores, na mesa redonda intitulada “Estratégias de Divulgação de Projeto de Doação de Corpos (PDC's)” juntamente com a profa. Mirna Duarte Barros, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e o Prof. Kennedy Martinez da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O docente, foi um dos organizadores do “II Fórum de Doação de Corpos” ocorrido dentro do congresso que teve como objetivo discutir experiências exitosas e dificuldades dos programas a nível nacional. Além disso, ministrou palestra participou de mesas redondas e apresentação de trabalhos, no formato pôster e comunicação oral, frutos dos projetos desenvolvidos pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Anatomia Humana (LABEPAH).
Durante o encontro, o professor foi votado para ser presidente do “31⁰ Congresso Brasileiro de Anatomia” que ocorrerá no Campus Petrolina da UPE, em 2026.
“É uma honra trazer este grandioso evento para a cidade, bem como para a UPE, uma vez que já tem mais de 30 anos que o congresso não vem a Pernambuco. Além disso, é uma oportunidade na interiorização da ciência
Os discentes da UPE, e de toda região, conhecerão os grandes anatomistas do Brasil e do mundo, podendo conseguir orientadores de mestrado, ou doutorado, em instituições nacionais e internacionais", destaca Xavier.
As inscrições para o congresso de 2026 terão início no próximo ano.