SES-PE e SecMulher apresentam fluxograma de atendimento às vítimas de violência sexual

Saiba mais!

A Secretaria da Mulher apresentou a rede de enfrentamento do Estado, que conta com programa de proteção específico para vítimas de violência, doméstica e familiar, sob risco de morte iminente em casas de abrigo. Essa proteção se estende aos seus filhos, quando menores de idade.

Também foi abordado o papel das unidades de saúde, para além da realização da notificação compulsória, que serve para fins epidemiológicos na construção das políticas públicas, informarem às pacientes a importância da realização da comunicação externa à autoridade policial para o enfrentamento e erradicação da cadeia de violência.

“Desde 2011, as notificações de violência doméstica e sexual tornaram-se compulsórias para todos os serviços públicos e privados dentro do território nacional”, ressaltou Mariana Barros, coordenadora de Vigilância em Acidentes e Violência da SES-PE.

Estiveram presentes, ainda, a secretária da Mulher interina, Juliana Gouveia; o secretário executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Bruno Ishigami; a gestora do Departamento de Polícia da Mulher da Polícia Civil de Pernambuco, Fabiana Leandro; a diretora de Enfrentamento à Violência de Gênero da Secretaria da Mulher, Élida Rodrigues; a coordenadora do Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa no Hospital Agamenon Magalhães, Sílvia Cavalcanti; e a coordenadora do Serviço Social do Hospital da Restauração, Micheline Bourbon.

Tags:
saude mulher
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas