O evento reuniu 80 agricultores e agricultoras que conheceram quatro tipo de tecnologias alternativas na área da energia renovável.
Tecnologias alternativas de energias renováveis foi tema do Dia Especial, realizado na Comunidade Quilombola do Araçá, no município de Mirandiba. A iniciativa é do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), promovido pela Gerência Regional do IPA, em Salgueiro, que aprimorou algumas inovações apresentadas.
A ação contou com a participação do diretor de Extensão Rural, Bruno Santos. “É importante incentivar o uso de tecnologias socioambientais e financeiras sustentáveis a fim proteger o meio ambiente e promover a melhoria da qualidade de vida no campo”, destacou o diretor.
O evento reuniu 80 agricultores e agricultoras que conheceram quatro tipo de tecnologias alternativas na área da energia renovável. “O objetivo é estimular a adoção das tecnologias alternativas de energias renováveis pelas famílias agricultoras, chamando a atenção também das instituições financeiras para fomentarem essas tecnologias”, destaca Milze Luz, gerente do Departamento de Educação e Metodologia de Extensão Rural – DEEM do IPA.
São elas: uso de fogão alimentado com pó de serra ou serragem para economia do gás de cozinha; uso de fogão solar para economia do gás de cozinha; técnica de produção do gás metano através do biodigestor e uso de energia fotovoltaica para bombeamento de água na produção e abastecimento da comunidade.
