TJPE celebra união com a sociedade, entrega condecorações e apresenta resultados expressivos do Judiciário pernambucano

Solenidade no Palácio da Justiça reuniu agraciados

Em solenidade presidida pelo desembargador Ricardo Paes Barreto, realizada nesta terça-feira (11/11) no Salão Nobre do Palácio da Justiça, no Recife, a Corte promoveu a entrega do Diploma Desembargador Waldemir Oliveira Lins, uma das mais importantes condecorações do Judiciário estadual. O Tribunal de Justiça de Pernambuco, destacou personalidades e instituições que contribuem de forma expressiva para o fortalecimento da Justiça e para o desenvolvimento social e econômico no estado. 

A cerimônia reuniu magistrados, autoridades do Poder Judiciário, representantes do setor empresarial, acadêmico e cultural, além de familiares e convidados dos homenageados. Em sua fala, o presidente Ricardo Paes Barreto destacou os avanços alcançados pelo TJPE e o papel essencial da cooperação entre o Judiciário e a sociedade.  

“É uma honra muito grande poder receber neste salão pessoas tão distintas. Nós, quando iniciamos a gestão, colocamos como prioridade aproximar o Judiciário da sociedade. Visitamos de Petrolina a Fernando de Noronha, conversando com todos os setores produtivo, militar, cultural, acadêmico e político. Queríamos construir uma Justiça que resolvesse não apenas por meio de processos, mas também pelo diálogo”, afirmou.  

Ao relembrar o patrono da comenda, o presidente enfatizou o papel histórico de Waldemir Oliveira Lins na modernização administrativa do TJPE e na criação da Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIC), marco da autonomia institucional e do avanço tecnológico do Tribunal. “O desembargador Waldemir marcou a história do TJPE ao implantar a autonomia administrativa e financeira da Corte e ao criar a nossa SETIC, setor essencial para garantir segurança, eficiência e agilidade no julgamento dos processos. Essa homenagem carrega o espírito de inovação e de compromisso público que ele simbolizou.” 

Paes Barreto ressaltou que o fortalecimento institucional do TJPE passa pelo contato direto com a população e pela busca de soluções que vão além do contencioso judicial. Ele mencionou experiências bem-sucedidas em mediações e composições sociais, a exemplo da atuação conduzida pelo desembargador Airton Mozart Valadares Pires, que resultou no assentamento de centenas de famílias em Caruaru, após mais de três décadas de impasse. “O Palácio da Justiça é imponente e esta sala é a mais nobre do Tribunal. Mas, se a gente não sair do pedestal e não for conversar com as pessoas, o Poder Judiciário perde sua função. Nosso papel é estar próximo, ouvir, dialogar e resolver junto com a sociedade”, destacou.  

O presidente destacou ainda o alcance das ações do Tribunal e o desempenho do Judiciário pernambucano. Ao mencionar o decisômetro, lembrou que o número ultrapassou 2,3 milhões de decisões proferidas apenas este ano, o que reforça, segundo ele, “o comprometimento e a produtividade da magistratura pernambucana na entrega de uma Justiça célere e eficaz à sociedade”.  

Encerrando sua fala, Ricardo Paes Barreto ressaltou que o diploma simboliza a gratidão e o reconhecimento do Judiciário a todos que, em diferentes áreas, contribuem para o fortalecimento do Estado e da sociedade pernambucana.  “Todos e todas que aqui estão hoje, de alguma forma, fazem pelo povo pernambucano, colaboram com a economia, com a cultura, com a educação, com a Justiça. Essa homenagem é o nosso agradecimento por esse compromisso coletivo que faz Pernambuco avançar.”   

 
Homenageados  

A gestora cultural Neném Brennand destacou a importância da integração entre o Tribunal e os diversos segmentos da sociedade: “Primeiro eu quero agradecer por ter sido homenageada. Acho importantíssimo essa integração do Tribunal com a sociedade de maneira geral, com todos os segmentos, porque é isso que faz o Estado e o país progredirem. Exatamente como foi falado por Ricardo, essas mãos juntas são o que fazem as coisas acontecerem.”  

O empresário Jorge Garziera também ressaltou a mensagem de união e cooperação transmitida pela cerimônia: “O melhor recado que ele deu foi o legado do trabalho e do sentimento de juntar as pessoas. A gente só ganha somando, e ele deu um exemplo agora ao estimular empresários de todas as áreas. Isso marca muito e certamente está plantando coisa boa para o futuro.”    

A solenidade contou com a presença dos desembargadores Agenor Ferreira de Lima Filho, Valdemir Tavares Albuquerque Filho (ouvidor-geral do TJPE), Gabriel de Oliveira Cavalcante, Valéria Bezerra Pereira Wanderley, Airton Mozart Valadares Pires, Marcelo Russel Wanderley e Ângela Cristina de Noronhes Lins Cavalcante, representante da família do patrono da comenda. Também prestigiaram o evento o deputado estadual Jarbas Filho, a prefeita de Lagoa Grande Gabriela Garziera, a presidente da Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAjupe), Sandra Paes Barreto, o deputado Antônio Moraes e o acadêmico Roberto Pereira, entre outras autoridades.  

Além do diploma, cada homenageado recebeu um brinde, produzidos artesanalmente pela artista plástica Nicinha, do Alto do Moura, em Caruaru, referência na arte figurativa pernambucana. Após a solenidade, os convidados participaram de um coquetel no hall de entrada do Salão Nobre, em um momento de confraternização que celebrou as conquistas e o espírito de integração presentes no evento.  

Foram agraciados com o Diploma Desembargador Waldemir Oliveira Lins as seguintes personalidades e instituições:  

•Altair Bezerra da Silva Júnior – Comodoro do Cabanga Iate Clube 
•Carlos Eduardo de Souza Cardosos – Empresário  
•Daiane Nogueira de Lira – Membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  
•Diego Moretti Rodrigues – Diretor do Aeroporto Internacional do Recife / Guararapes Gilberto Freyre  
•Edivaldo Guilherme dos Santos – Empresário 
•Francisco Tude de Melo Neto – Empresário
•Guilherme Ferreira Costa – Empresário 
•Halin Nagem – Empresário  
•João Bosco de Araújo Dutra de Almeida – Empresário    
•Jorge Garziera – Empresário      
•Julião Konrad – Empresário  
•Luiz Augusto Nóbrega de Oliveira – Empresário 
•Luiz Otávio de Meira Lins – Empresário  
•Maria Lectícia Monteiro Cavalcanti – Acadêmica  
•Margarida de Oliveira Cantarelli – Acadêmica  
•Marta Brito Alves Freire – Acadêmica 
•Nelson Bezerra da Silva – Empresário
•Neném Brennand – Gestora Cultural
•Paulo Perez – Empresário      
•Romero Maranhão Filho – Empresário 
         
Confira a galeria de fotos da solenidade clicando aqui

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas