UPE celebra 80 anos do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM)

A solenidade aconteceu no Espaço Todas as Flores.

Nesta sexta-feira (23), o Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros da Universidade de Pernambuco (CISAM-UPE), celebrou seus 80 anos de fundação com uma solenidade especial no bairro da Encruzilhada, no Recife. A solenidade aconteceu no Espaço Todas as Flores.

Fizeram parte da mesa de honra a Reitora da Universidade de Pernambuco, Profª Socorro Cavalcanti, o Vice-reitor da UPE, Profº José Roberto Cavalcanti, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, o Secretário-Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco, Kennys Bonatti, representando o Governo do Estado, a Diretora do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Profª. Benita Spinelli, o Diretor do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco, Dr. Gustavo Trindade, a Diretora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG), Profª. Betânia da Mata, a Pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas da UPE, Profª. Vera Gregório, o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPEGI), Profº. Carmelo Bastos, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da UPE, Rivanildo Silva, a Senadora da República do Brasil, Tereza Leitão, o Deputado Estadual de Pernambuco, João Paulo, a Vereadora da Cidade do Recife, Liana Cirne, a Vereadora da Cidade do Recife, Kari Santos, a Deputada Estadual de Pernambuco, Dani Portela, representando a presidência do Conselho Regional de Enfermagem, Dra. Ana Paula Uchôa, o Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Freire Carvalho, além de demais representantes.

“É sempre um prazer renovado estar aqui nesta universidade, com a qual tenho uma relação afetiva e acompanhei de perto muitos dos passos que a UPE deu até se consolidar como uma das universidades públicas mais produtivas e potentes do país. É emocionante poder estar neste momento de celebração dos 80 anos de uma instituição tão fundamental para a sociedade, para a vida e para o cuidado com as mulheres, como é o CISAM, que transforma conhecimento em assistência, ciência em cuidado e compromisso público em proteção à vida.”, salientou a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

A reitora da UPE, Profª. Socorro Cavalcanti, destacou a sua felicidade em estar comemorando os 80 anos de uma instituição tão importante para o Estado, “é uma grande alegria estarmos reunidos hoje para celebrar os 80 anos desta instituição, marcada por uma trajetória de compromisso, dedicação e relevância para a saúde materno-infantil em nosso Estado. O CISAM construiu, ao longo de sua história, um papel fundamental no cuidado às mulheres, às crianças e às famílias pernambucanas. Por isso, meus parabéns a todas e todos que fazem esta casa e que mantêm viva essa missão.”.

“Quando a gente vê tudo isso de bom que está por acontecer, é muita satisfação, é muita emoção. Estar aqui hoje tem um significado enorme para mim. Entrei aqui em 1980 como estudante, mas, antes disso, morei nesta rua, brinquei nesta calçada, andei de bicicleta na calçada da Maternidade da Encruzilhada. Aqui me formei, tive minhas filhas e meu primeiro emprego. Sou professora da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE, atuando neste espaço, e também tive a oportunidade de participar como coordenadora de enfermagem nas duas gestões do professor Olímpio. Hoje, estar aqui como diretora, coordenando este momento, esta celebração, com tantos méritos ainda a inaugurar e a usufruir, é motivo de muito orgulho.”, destacou a diretora do CISAM, Profª Benita Spinelli.

Fundado em 23 de janeiro de 1946, o CISAM/UPE é considerado a maior maternidade de Pernambuco em números de atendimento e é referência estadual na assistência à gestante de alto risco, à mulher vítima de violência e na formação e capacitação de profissionais da saúde, especialmente na área da assistência integral à mulher.

O Secretário Executivo, Kennys Bonatti, destacou a importância das pessoas que fazem o CISAM, “esse compromisso da gestão em garantir que o CISAM continue sendo um farol da saúde da mulher no Nordeste é um compromisso do Governo do Estado. Tenho certeza de que também é um compromisso da secretaria e de todas as pessoas que fazem parte desse processo. Porque, por mais que tenhamos o poder e a capacidade da caneta para trazer ferro, concreto, paredes e tinta, um hospital é feito por pessoas e construído por vocês: servidores, doulas, técnicos administrativos, estudantes e gestores. Sem isso, tudo isso aqui não passaria de uma grande caixa de concreto vazia. Que estes 80 anos sejam o alicerce para os próximos 80, e que o CISAM continue sendo o lugar onde a vida floresce com segurança, onde a ciência encontra empatia e onde o Governo de Pernambuco reafirma sua prioridade máxima: o cuidado com as pessoas”.

A unidade tem como principal diretriz a humanização do parto e do nascimento, desenvolvendo programas, como a Iniciativa Hospital Amigo da Criança, Mãe Canguru, assistência à mulher vítima de violência, DST/AIDS, triagem neonatal (teste do pezinho), Casa da Mulher – albergue social, além de um centro de treinamento para o parto natural. O CISAM também atende pessoas com útero e garante o direito ao acompanhante durante todo o internamento e assegura a presença do pai no momento do parto, seja ele natural ou cirúrgico.

O Diretor do Complexo Hospitalar, Dr. Gustavo Trindade, ressaltou sobre o CISAM ter um futuro ainda muito bonito: “A qualidade, a segurança e a humanização do cuidado são pontos essenciais e fazem parte das grandes fortalezas do CISAM. Esse olhar atento para o entorno, para as pessoas que atendemos diariamente, para os pacientes que ajudamos e que dependem da nossa assistência e do nosso trabalho cotidiano, é o que dá sentido à nossa missão”.

A maternidade conta ainda com uma Comissão de Humanização da Assistência Hospitalar, baseada no Programa Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, consolidando o cuidado centrado na mulher, no bebê e na família.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas