A hanseníase é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae
A VII Gerência Regional de Saúde (VII Geres), em parceria com a Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (Sevsap) e o Ministério da Saúde (MS), realizou nesta segunda-feira(03/06) a abertura do Curso de Capacitação, Manejo Clínico e Prevenção das Incapacidades de Hanseníase, no Hotel Imperador, em Salgueiro. O objetivo é qualificar, com relação à doença, profissionais médicos, enfermeiros e fisioterapeutas atuantes nos serviços de Atenção Primária à Saúde.
A hanseníase é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
Para a gerente da VII Geres, Dora Magalhães, há tempos existe a necessidade de fortalecer a rede de atenção à saúde e capacitar os profissionais para identificação do diagnóstico e do tratamento, que atuam nos municípios do território.
“É muito importante atualizar a rede com orientações sobre a prevenção de incapacidades físicas e reabilitação, redução do estigma e discriminação no processo de trabalho, contexto epidemiológico e estratégias necessárias para o controle da hanseníase na região”, destacou.
O evento contou com a apresentação cultural de dois projetos sociais, Projeto Comunitário de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Proac) e da Apae, no qual bandas formadas por crianças tocaram e dançaram músicas dos festejos juninos.
