Dados de outubro revelam que eleitoras e eleitores atenderam ao chamado do TRE-PE
O TRE Pernambuco chegou ao final do mês de outubro com 137.934 novos cadastros de biometria de eleitoras e eleitores, no acumulado a partir de fevereiro. Isto representa uma redução de 16,42% para 13,34% o quantitativo do eleitorado sem biometria. Os dados são fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O crescimento no cadastramento de biometria é resultado da campanha Atualize, realizada desde fevereiro em todo o Estado, com foco especial nos 28 municípios onde o índice de coleta era considerado baixo, a maioria abaixo de 50% do eleitorado (confira tabela abaixo). Nessas localidades, estão sendo realizadas ações como mutirões de atendimento e foram convocadas audiências públicas.
Além disso, o TRE-PE abriu postos descentralizados de atendimento nestas localidades. Os novos postos, que somavam 31 no final do mês de outubro, buscam reforçar a rede de cartórios eleitorais e centrais de atendimento ao eleitor e estão funcionando em municípios que já contam com unidades da Justiça Eleitoral e também em cidades que não têm cartório eleitoral. Somente no mês passado, foram realizados 23.807 atendimentos, em todo o Estado.
Em fevereiro, no início da campanha, 25 dos 28 municípios considerados como críticos tinham menos de 50% do eleitorado com biometria cadastrada. Como resultado da mobilização da campanha Atualize, esse número caiu para cinco, com destaque para Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco, onde 48,72% das eleitoras e eleitores coletaram suas digitais até o final de outubro; em fevereiro, o índice era de 38,04%.
Confira abaixo a evolução do eleitorado com biometria nos 28 municípios que são foco das ações. Os dados podem ser acessados aqui.

