Saiba mais!
A Carreta da Mulher Pernambucana, inserida na estratégia do Programa Cuida PE Mulher, do Governo do Estado e coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), segue fortalecendo a assistência à saúde feminina em todo o território pernambucano. A iniciativa já percorreu 103 municípios e, nesta semana, de 12 a 17 de janeiro, estará presente nas cidades do Recife, Machados, Correntes, Lagoa do Ouro e Inajá.
Com 63.500 atendimentos realizados, o serviço itinerante tem ampliado o acesso a exames e consultas essenciais. Desde sua implementação, no final do mês de maio do ano passado, já realizou 34.408 exames de mamografia, 12.652 ultrassonografias das mamas e 12.581 consultas com ginecologista, agindo diretamente na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças.
A estrutura das quatro carretas permite a realização de outros procedimentos para mulher, como colposcopias, biópsias de mama guiadas por ultrassonografia e biópsias do colo do útero, assegurando continuidade do cuidado para mulheres com alterações nos exames iniciais.
“É maravilhoso dirigir a carreta e saber que estamos levando saúde e cuidado para tantas mulheres. Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto da governadora Raquel Lyra”, disse emocionada a motorista da Carreta 1, Maria Oliveira.
Para acessar os serviços ofertados pelas Carretas da Mulher Pernambucana, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Exames como ultrassonografia, colposcopia e biópsias dependem de encaminhamento médico ou indicação clínica a partir de resultados anteriores.
