MPPE recomenda que município de Afrânio sane irregularidades no uso de veículo destinado ao transporte de pacientes para tratamento de hemodiálise

Prefeitura de Afrânio deverá tomar medidas que assegurem o uso do veículo exclusivamente por pacientes, vedando o embarque de agentes políticos

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por intermédio da Promotoria de Justiça de Afrânio, expediu recomendação à Prefeitura Municipal e à Secretaria Municipal de Saúde para sanar irregularidades no uso de veículos destinados ao transporte de pacientes que realizam tratamento de hemodiálise. A recomendação se baseia no Procedimento Preparatório nº 01631.000.155/2025, que apurou possíveis irregularidades no uso do micro-ônibus oficial destinado ao transporte de pacientes, incluindo relatos de utilização do veículo por terceiros, estranhos ao serviço.

A Prefeitura Municipal de Afrânio, assim como a Secretaria Municipal de Saúde, deverá tomar medidas que assegurem, no prazo de 15 dias, o uso do veículo exclusivamente por pacientes, vedando o embarque de agentes políticos, acompanhantes não autorizados pela equipe de saúde, animais domésticos (salvo exceção em casos previstos por lei federal) e terceiros sem relação com o tratamento.

Do mesmo modo, a recomendação determina a instituição de um normativo interno estabelecendo critérios de embarque, exigindo lista de passageiros por embarque e proibindo o uso pessoal, político e eleitoral do veículo. Adicionalmente, será necessária uma lista de identificação dos motoristas, suas rotas e quilometragem, assim como justificativa para qualquer desvio de rota ou embarque excepcional. 

Por fim, a higiene e segurança sanitária dos veículos também requer medidas de melhoria, tais como garantir a assepsia do veículo visando a segurança e saúde dos pacientes Os condutores devem passar por treinamento periódico de condução defensiva e atendimento a passageiros fragilizados. Também será necessário designar servidor responsável para o acompanhamento e fiscalização do transporte, com relatórios mensais encaminhados à Secretaria de Saúde. 

O não atendimento injustificado da recomendação pode ensejar a adoção das medidas legais cabíveis, inclusive no ajuizamento de ação civil pública. O documento, assinado pelo Promotor de Justiça Filipe Venâncio Côrtes, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE no dia 17 de dezembro de 2025.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas