Proteja-se!
A campanha Dezembro Laranja alerta a sociedade para prevenção do câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele.
Este ano, a campanha vem com a mensagem central: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”! O tema destaca a importância das práticas de fotoproteção. Como principal fator de risco é a exposição à radiação ultravioleta sem proteção, o uso de protetor solar e outros tipos de fotoproteção, como boné, camisa UV e óculos escuros, são fundamentais. Esses hábitos devem ser cultivados não apenas no verão, mas em todas as estações do ano.
O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.
Fonte: IMIP
