Em Pernambuco, PRF realiza maior apreensão de madeira ilegal da história em rodovias federais

Quantidade apreendida, de 2043 metros cúbicos, é suficiente para construir mais de 700 telhados de casas populares

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou a maior apreensão de madeira ilegal do país, durante operação realizada no Sertão de Pernambuco. Intitulada de Rotas da Madeira, a iniciativa ocorreu entre 17 e 31 de agosto e resultou em 2.043 m³ do produto apreendido, que era transportado por 39 caminhões e seria suficiente para construir mais de 700 telhados de casas populares.

Diversas irregularidades foram encontradas. As principais foram a divergência na espécie e no volume declarados, a falta de documentação ambiental e fiscal, além do transporte de espécie proibida de ser comercializada.

As infrações verificadas caracterizam o crime de vender, ter em depósito, transportar ou guardar madeira sem licença válida, que prevê pena de seis meses a um ano de detenção — e multa. Foram emitidos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pelo transporte irregular do produto.

EQUIPES — A operação foi realizada por equipes da PRF de Pernambuco, Brasília, Piauí e Maranhão, além de contar com o apoio de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). As ações também contaram com o apoio do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). A iniciativa antecede a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que acontecerá no mês de novembro, em Belém, no Pará.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas