Entenda o rito de posse canônica de Dom José Vicente

Saiba os detalhes!

Chegando a Catedral de Santo Antônio, às 17h, para a posse canônica, Dom José Vicente será recebido pelos fieís que estarão na praça da igreja. Em seguida, na escadaria da Catedral, o segundo bispo de Salgueiro será acolhido pelo Padre José Gilson, administrador diocesano, por Dom Fernando Saburido, Administrador Apostólico, da Arquidiocese de Olinda e Recife e Dom Paulo Jackson, arcebispo eleito. Após os cumprimentos,  eles se dirigem à Catedral, onde estará o Paróco da Catedral, Padre Rogério, com o crucifixo. Nesse momento, o bispo beija o crusificado e depois realiza a aspersão dele e todo povo.

Na sequência, o segundo pastor diocesano será conduzido à capela do Santíssimo Sacramento para seu momento de adoração, permanecendo de joelhos. Logo após, vai se dirigir ao presbitério.

No presbitério, nas cadeiras principais estará Dom Fernando Saburido, Dom Paulo Jackson e Dom José Vicente. No início do rito de posse, o administrador Apostólico de Olinda e Recife pede que o Chanceler da Cúria leia as letras apostólicas,  ou seja, a bula em que o Papa Francisco nomeia Dom José Vicente, como segundo bispo de Salgueiro.

Prosseguindo com o rito de posse, Dom Fernando passa o báculo para Dom José Vicente e o convida para sentar na cátedra. Esse momento, significa que de fato o bispo tomou posse. Após empossado,  ele será saudado pelos bispos e em seguida pelos padres da Diocese de Salgueiro que prestarão respeito e obediência ao sucessor apostólico.

Depois da saudação do Clero, as representações das congregações religiosas prestarão obediência ao bispo, além de três seminaristas, de cada uma das etapas de formação.

Em seguida, as autoridades também falam se dirigindo ao bispo: Padre Gilson, que no momento da fala já não será mais o Administrador Diocesano; Dr. Marcones Sá, prefeito de Salgueiro e a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, caso esteja presente.

Após essas falas, terá um ato de piedade. O coral vai cantar o hino de Santo Antônio, enquanto Dom José Vicente incensa a imagem do padroeiro. Após esse momento, o bispo convida os presentes para rezar o Pai Nosso. A cerimônia de posse é encerrada com a benção do bispo com a relíquia de Santo Antonio.

Foto: Diocese de Crato

 

Tags:
salgueiro
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas