Cerca de 300 estudantes estiveram presentes no evento, que ofertou 10 oficinas para o ensino fundamental e médio.
A Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Central realizou a edição 2022 do Projeto Semear. A atividade reuniu cerca de 300 estudantes da rede integral, regular e a Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) D. Malan, da rede municipal, na última terça-feira (31). Ao todo, foram 27 escolas jurisdicionadas à gerência. Este ano, o projeto teve como tema: Identidade: "O eu, o outro e o nós".
Foram ofertadas 10 oficinas, sendo seis para o Ensino Médio, que tratou os temas: Inteligência Emocional: Eu e meus Divertidamente; MAPAGENE: Pintando e bordando as Alavancas de Sucesso; Sentimentos e Cores: Ideias e ideais do Protagonismo Juvenil; Black Mirror: Reflexo da Sociedade; Falas Humanas: Por uma Humanidade Desconstruída e O Ser-Tão que há em mim. E quatro oficinas para o Ensino Fundamental, foram elas: Inteligência Emocional: Eu e meus Divertidamente; Dr. Estranho: Eu me conheço?; O Ser-Tão que há em mim e Sentimentos e Cores: Ideias e ideais do Protagonismo Juvenil.
Os oficineiros e semeadores desta edição farão a replicabilidade em suas escolas nos meses de junho e julho sobre tudo que foi vivenciado. Dessa forma, cada escola irá fazer seu próprio Semear, atingindo um quantitativo bem maior de alunos.
Para a equipe gestora das unidades de ensino que participaram do evento, o momento foi de crescimento. “O semear é um projeto que chega ao coração fértil de nosso estudante, propiciando o desenvolvimento de educação socioemocional, das ações protagonistas, do senso crítico, da criatividade, do exercício da cidadania e fortalecendo o senso de pertencimento pela escola”, declarou Liriane Callou, Gestora da Escola Técnica Estadual (ETE) Urbano Gomes de Sá.
Já Marileide Gonçalves de Lima, gestora da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Gumercindo Cabral, define o Semear como a efetivação da educação interdimensional. “O Projeto Semear possibilita aos estudantes o desenvolvimento das habilidades protagonistas, das ações de interação, do acolhimento, do cuidado com o outro, com o ambiente e fortalece as aprendizagens para a formação do ser humano de forma integral, capaz de realizar suas escolhas, seus projetos de vida”, destacou a gestora.
O Projeto Semear reforça o compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes, promovendo práticas e vivências do protagonismo juvenil para desenvolver e fortalecer no jovem a sua autonomia, a sua capacidade de tomar decisões e a sua liberdade e responsabilidade para fazer escolhas. A formação desses jovens está alicerçada nos pilares da Educação: Aprender a SER, CONVIVER, CONHECER, FAZER e na Proposta de Educação Interdimensional e suas premissas. Todas as oficinas tiveram como fio condutor esses pilares basilares e a formação em habilidades socioemocionais.
Wesley Gabriel, estudante da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Napoleão Araújo, também foi oficineiro do evento. “Espero ter proporcionado aos meus ouvintes uma maneira mais eficaz de ver o mundo e agir dentro dele, visando o melhoramento da sua perspectiva de vida e incentivando a sempre pensar positivo e assim semear a semente da educação na vida de todos”, comentou.
Já para Maria do Socorro, estudante da EREFEM Agrícola de Umãs, o Semear foi algo que mudou sua vida. “Antes eu era uma pessoa bastante tímida, não tinha coragem de estar à frente de projetos, de transmitir conhecimento, hoje consigo semear na vida das pessoas sementes de esperança, de conhecimento e que também vão mudar a vida do outro e tudo isso devo ao projeto semear”, relatou a estudante.