Saiba mais!
A noite de quinta-feira (13) foi um marco para o município de Araripina. A cidade recebeu os primeiros estudantes certificados pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). A solenidade de certificação foi realizada na biblioteca da Autarquia Educacional do Araripe (Aeda), que funciona como sede provisória do IFSertãoPE.
Noventa e um jovens receberam os certificados pela conclusão dos cursos de Assistente administrativo (55 estudantes), Social media (14 certificados) e Mecânico de refrigeração (22 formandos). O Supervisor do Programa Manuel Querino, em Araripina, Ricardo Andrade, destacou o sucesso dos cursos. “A gente teve uma taxa de conclusão muito boa, com baixa desistência e parte dos alunos que concluíram o curso já está empregada”, comentou Andrade.
Nos cursos, os estudantes tiveram contato com conceitos e técnicas das áreas de estudos e foram preparados para o mercado de trabalho. Mariângela dos Santos, que fez o curso de Assistente administrativo, aperfeiçoou o desempenho na escola em que trabalha. “Eu já comecei a colocar em prática alguns dos conhecimentos que tive no curso, especialmente em relação à organização, ao planejamento. Melhorou bastante o meu planejamento depois do curso”, celebrou Santos.
As amigas Iza Rodrigues e Kamila Sousa também já estão aplicando os conhecimentos que aprenderam no curso de Social media para alavancar os perfis que gerenciam. Para Sousa, o curso foi a oportunidade de agregar conhecimento ao cotidiano profissional. “Eu já tinha a prática, mas não tinha a parte teórica. E foi uma oportunidade e tanto e eu vi que realmente foi muito bom participar do curso”, comentou Sousa. Rodrigues agora já planeja o futuro com a chegada do IFSertãoPE em Araripina. “Quando tiver o campus construído aqui, eu pretendo fazer uma graduação, pós-graduação…”, ressaltou Rodrigues.
Os cursos foram ofertados pelo Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) – Projeto Juventude Transformando o Futuro. “O objetivo do programa é a entrada rápida no mercado de trabalho. São cursos de curta duração, bem objetivos, que habilitam os jovens a entrar diretamente no mercado, aproveitando a dinâmica econômica do país, que está bastante favorável. Assim, a gente facilita a formalização do trabalho e o acesso a emprego e renda para os nossos jovens”, explicou a Pró-Reitora de Extensão e Cultura do IFSertãoPE, Adeísa Guimarães.
O Campus Araripina do IFSertãoPE faz parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica anunciada pelo Governo Federal em 2024. As obras sede do novo campus já iniciaram. O prefeito de Araripina, Evilásio Mateus, celebrou a chegada do IFSertãoPE e o início das atividades do instituto mesmo com a construção ainda em andamento. “Esse ano nós tivemos a felicidade de chegar o IFSertãoPE aqui. E essa turma, visionários que são, disseram que não precisaríamos esperar a construção do campus para o início das atividades. Nos antecipamos, fizemos uma parceria, adequamos a estrutura física e iniciamos os cursos”, detalhou Mateus.
O Campus Araripina do IFSertãoPE vai receber cerca de R$ 25 milhões em investimentos, entre construção e mobiliário. “Com essa expansão, a gente consegue chegar cada vez mais perto do que é a nossa missão institucional, que é estar no máximo de locais possíveis, levando educação de qualidade, seja no nível técnico, na graduação ou pós-graduação”, celebrou o Reitor do IFSertãoPE, professor Jean Carlos Coelho de Alencar.