Inaugurado refeitório do Campus Floresta do IFSertãoPE

Saiba mais!

A tarde da sexta-feira (14) foi de celebração no Campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Uma cerimônia oficializou a entrega do refeitório da unidade, equipamento aguardado pela comunidade acadêmica do campus. A solenidade contou com a participação de autoridades, professores e estudantes, que puderam conhecer as instalações do refeitório.

O refeitório recebeu investimento de cerca de R$1,2 milhão para construção e mais R$200 mil para a compra de equipamentos. A área total construída é de 439m². Para o Diretor-Geral do Campus Floresta, Iran Torquato, a abertura do refeitório deve impactar o índice de permanência dos estudantes. “Nós temos muitos alunos da zona rural, de cidades vizinhas e alunos no contraturno e muitos deles desistiam no meio do percurso, por não terem, principalmente, alimentação”, explicou Torquato.

Cerca de 600 estudantes devem ser atendidos todos os dias no refeitório, com refeições servidas nos três turnos, sempre sob supervisão de uma nutricionista. Breno José da Silva é um desses estudantes que serão beneficiados pelo refeitório. Ele cursa o 3º do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio e agora poderá fazer as refeições no campus sempre que tiver aulas nos dois turnos. “O refeitório vai contribuir para minha formação, porque a alimentação potencializa a nossa capacidade de estudar mais, ter mais concentração nas aulas, prestar mais atenção. A alimentação ajuda em tudo isso”, celebrou Silva.

Uma das autoridades presentes na inauguração do refeitório do Campus Floresta do IFSertãoPE foi o deputado federal Carlos Veras (PT). Parte dos recursos para construção do equipamento foi destinada pelo parlamentar, através de emendas. Para o deputado, garantir o acesso dos estudantes à alimentação é essencial para o sucesso nos estudos. “Para a gente ter grandes profissionais, temos que cuidar da barriga deles. A gente tem que alimentá-los e aqui eles vão ser muito bem alimentados para eles poderem continuar alimentando as futuras gerações com o que eles vão aprender”, destacou Veras.

A gestão do refeitório será realizada por uma empresa privada, através de concessão. Além dos estudantes, os servidores do Campus Floresta do IFSertãoPE poderão se beneficiar do equipamento, com refeições a preços menores. “Mesmo que o servidor tenha a obrigação de pagar o equipamento, são refeições em valores bastante acessíveis para todos. Então, é um suporte bom para a nossa instituição como um todo, considerando ainda, que para uma parcela significativa dos nossos alunos a refeição principal, quiçá a única, seja essa alimentação oferecida pela instituição”, pontuou o Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar.

A construção do refeitório era um desejo antigo da comunidade acadêmica do Campus Floresta do IFSertãoPE, que é o mais antigo fora de Petrolina. Por isso, para o Reitor, Jean Carlos Coelho de Alencar, a inauguração do equipamento é um marco institucional importante na história do instituto. “É um momento histórico não só para o Campus Floresta, mas para o Instituto Federal do Sertão Pernambucano como um todo. A gente fica agora apenas com o Campus Salgueiro sem refeitório, mas que já está em construção e em breve a gente estará inaugurando”, finalizou Alencar.

 

 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas