Evento acontece até a próxima sexta-feira (29), em Petrolina (PE)
Até a próxima sexta (29), a Sudene participa do 11ª edição do Semiárido Show, feira de inovação tecnológica voltada para a agricultura familiar brasileira, com a promoção de três mesas-redondas em parceria com a Embrapa, organizadora do evento. Neste ano, a feira tem como tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva” e será realizada em um dos Campos Experimentais da Embrapa Semiárido, nesta cidade do Vale do São Francisco.
“Vamos apresentar iniciativas inovadoras voltadas para a agricultura familiar em andamento na Sudene, como a pesquisa e expansão da cultura da palma forrageira para fortalecer a pecuária na Região e o debate sobre ações para a convivência com o semiárido”, explicou o engenheiro agrônomo, Victor Uchoa, da Coordenação de Desenvolvimento Territorial, Infraestrutura e Meio Ambiente.
A primeira mesa-redonda acontece nesta quarta-feira (26), com o tema “Semiárido produtivo: parcerias para a inovação e produção” e, além de representantes da Sudene, contará com a participação da Univasf e da Embrapa Semiárido. A mesa será realizada na Sala de Reuniões do Estande da Embrapa, das 14h às 15h30.
Nesta quinta-feira (28), o debate será sobre o “Planejamento para o combate à desertificação e adaptação às mudanças climáticas no Semiárido”, com a presença, além dos representantes da Sudene, do diretor de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Alexandre Pires, e do professor e pesquisador Gustavo Negreiros, da Univasf. A mesa será realizada no Auditório Baraúna, das 8h30 às 12h.
Segundo Victor Uchoa, o objetivo deste debate é tratar sobre a atualização dos Planos Estaduais de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, uma iniciativa da Sudene em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Univasf. Os representantes dessas instituições têm percorrido estados da área de atuação da Autarquia para dialogar com representantes governamentais e da sociedade civil para colher contribuições aos planos.
A terceira e última mesa-redonda coordenada pela Sudene ocorre também na quinta-feira (28), no período da tarde, das 15h às 16h45, sobre “Rede Palma: contextualização, avanços e perspectivas”. O encontro será realizado na Sala de Reuniões do Estande da Embrapa com a presença, além dos servidores da Sudene, participarão o assessor da Coordenadoria de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Márcio Peixoto e o pesquisador da Embrapa Semiárido, João Carlos Gama.