Confira!
A última sexta-feira (07) foi especial para cerca de 40 crianças e adolescentes, das comunidades Serrote do Urubu e Vila Salu, que conheceram os laboratórios de programação e robótica do campus Petrolina do IFSertãoPE e participaram de atividades educativas.
Os visitantes, oriundos de contextos sociais de precariedade e vulnerabilidade, são alunos dos cursos da Academia Hacktown – projeto de extensão que promove o ensino gratuito em jogos e robótica, de forma lúdica e criativa. Em suas localidades, eles recebem todo o suporte e formação que os demais participantes têm nas atividades desenvolvidas na unidade de ensino. Mas, desta vez, eles vieram conhecer toda infraestrutura do projeto e instalações do campus Petrolina do IFSertãoPE.
Segundo uma das coordenadoras da Academia Hacktown, a professora Josilene Brito, além de apresentar a estrutura física e dispositivos do projeto, a visita teve o intuito de mostrar que o IFSertãoPE pode ser uma possibilidade de escolha para os jovens e crianças realizarem uma formação. “Desta vez, promovemos atividade de condutividade elétrica, de forma prática e divertida, com a tecnologia Makey Makey, além de campeonato de Minecraft, montagem de carro robótico e incentivamos o conhecimento da nossa biodiversidade por meio da robótica criativa”, explicou.
Para Maísa, uma das participantes da ação, as instalações do campus e o suporte dos professores se destacaram. “Gostei muito da visita, das salas com seus vários equipamentos e do ambiente confortável. Agradeço ao IFSertãoPE por proporcionar tudo isso que vivenciamos neste dia”, declarou.
