Evento em Tabira, no Sertão, deve reunir mais de 70 estandes, movimentar milhões em negócios e fortalecer pequenos empreendimentos da região
Apoiador histórico desde a primeira edição, o Sebrae Pernambuco participa da 4ª edição da Feira de Negócios de Tabira (FENET 2025), que ocorre entre os dias 2 e 4 de outubro, no estádio O Cordeirão, em Tabira, no Sertão do Pajeú. Durante três dias, empresários locais e potenciais empreendedores terão acesso a capacitações, consultorias e espaços de exposição apoiados pela instituição. O evento é realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Tabira e tem entrada gratuita.
A feira se consolidou como uma vitrine de oportunidades para pequenos negócios da região, possibilitando maior visibilidade de produtos e serviços e promovendo networking entre empreendedores. Nesta edição, são esperados 50 expositores de diversos segmentos e uma movimentação financeira superior aos R$ 6 milhões registrados no ano passado, segundo a CDL Tabira. Pela localização estratégica, a FENET também deve atrair visitantes de estados vizinhos como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
O Sebrae/PE terá papel de destaque com cursos, palestras e oficinas voltadas para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), com foco em qualificação para participação em feiras de negócios. Ao todo, serão 71 estandes no evento, sendo 62 na Arena de Negócios, composta por empresas que recebem acompanhamento do Sebrae ao longo do ano nos setores de artesanato, comércio, serviços, indústria e agronegócio.
No estande institucional da entidade, o público encontrará um espaço dedicado à valorização da economia criativa, com exposição de peças produzidas por artesãos de Tabira, São José do Egito e Solidão. Além disso, consultores credenciados estarão disponíveis para orientar visitantes e expositores em temas relacionados ao empreendedorismo e à gestão de pequenos negócios.
Segundo Paloma Moreira, especialista em Economia Criativa do Sebrae/PE, a presença da instituição na feira é resultado de um trabalho contínuo de preparação junto aos expositores. “A FENET é a consolidação de um trabalho prévio realizado com esses empreendedores, que foram capacitados e recebem apoio durante e após o evento. O objetivo é que aprimorem suas técnicas de venda, aprendam a precificar melhor e ampliem sua capacidade de atender clientes. A feira é uma grande vitrine de acesso ao mercado e a principal oportunidade para os comerciantes de Tabira venderem em maior volume”, afirma.
Outro atrativo é a Arena Gastronômica, que contará com a participação de oito empreendimentos do setor de alimentos e bebidas apoiados pelo Sebrae. Eles terão a oportunidade de comercializar pratos típicos do Alto Sertão e lanches tradicionais, unindo sabor e cultura à programação da feira.