UFPE disponibiliza 7.452 vagas em 109 cursos de graduação no Processo Seletivo Sisu 2026

A Universidade divulgou ainda a distribuição das vagas entre a 1ª e a 2ª entradas para os cursos incluídos no Sisu e os pesos e notas mínimas para as notas do Enem em cada curso

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai disponibilizar 7.452 vagas em 109 cursos de graduação presenciais no Processo Seletivo UFPE | Sisu 2026, que é baseado no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Elas serão distribuídas entre as unidades acadêmicas do Recife, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Sertânia. A quantidade de vagas, assim como as notas mínimas e os pesos das notas obtidas nas provas, foram definidas na terça-feira (19), após deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPE. A resolução do Cepe sobre a definição das vagas, notas mínimas e pesos foi publicada no Boletim Oficial n° 150, disponível aqui.

Os cursos com maior número de vagas disponíveis de cada unidade acadêmica são: no Campus Recife, Pedagogia (licenciatura), com 250 vagas; no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Administração (bacharelado) e Design (bacharelado), com 160 vagas cada; no Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Ciências Biológicas (licenciatura) e Educação Física (licenciatura), com 90 vagas cada; e no Centro Acadêmico do Sertão (CAS), Engenharia de Recursos Hídricos do Meio Ambiente (licenciatura) e Engenharia de Energias Renováveis (bacharelado), com 100 vagas cada.

A resolução contém ainda a distribuição das vagas entre a 1ª e a 2ª entradas para todos os cursos incluídos no Processo Seletivo UFPE | Sisu 2026, conforme pode ser visto no link. Na resolução aprovada no Cepe, publicada no Boletim Oficial da UFPE, também são informadas as notas mínimas e o peso dado às notas obtidas nas provas do Enem em cada curso. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza cinco notas: uma para a Redação, a da Prova I – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias [Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física]; a da Prova II – Matemática e suas Tecnologias [Matemática]; a da Prova III – Ciências Humanas e suas Tecnologias [História, Geografia, Filosofia e Sociologia]; e a da Prova IV – Ciências da Natureza e suas Tecnologias [Química, Física e Biologia].

Em cumprimento ao disposto na Lei nº 12.711/2012, e suas alterações, a UFPE adotará, para todos os cursos, a reserva de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas para os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Dentro desse percentual, serão asseguradas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e para pessoas com deficiência, em percentuais específicos. A quantidade de vagas reservadas por curso será divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) por meio da página Processo Seletivo UFPE | Sisu

VESTIBULAR – Alguns cursos de graduação presenciais não participam do Processo Seletivo UFPE | Sisu. É o caso dos cursos de Música / Canto (bacharelado), Música / Instrumento (bacharelado), Música (licenciatura), Dança (licenciatura), Intercultural Indígena (licenciatura) e Letras / Língua Brasileira de Sinais – Libras (licenciatura). Para eles, a UFPE realiza um vestibular próprio como forma de ingresso.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas