Ação integrada das agências agropecuárias de Pernambuco e do Ceará impediu que uvas transportadas com PTV irregular chegassem ao consumidor

Confira!

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), numa ação conjunta com a Adagro, interceptou e impediu a entrada naquele estado de uma carga de produtos vegetais vinda de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, para o município de Maracanaú, no Ceará.

Um caminhão do tipo baú com 15,4 toneladas de uvas foi interceptado na primeira barreira sanitária realizada no dia 08/09, em Pena Forte, pelos fiscais do Ceará, por falta de documentação do condutor e da carga (Permissão de Trânsito Vegetal - PTV), mas o motorista conseguiu fugir durante a madrugada e foi novamente abordado pela Adagri no dia seguinte (9), no posto fiscal de Ipaumirim.

Durante a abordagem, o condutor do caminhão apresentou duas PTVs, somente após contato telefônico, o que gerou desconfiança dos fiscais estaduais, que entraram em contato com a equipe da Agência Agropecuária de Pernambuco para verificar a validade dos documentos. Como havia irregularidade na data emissão das PTVs, a Adagro cancelou as permissões para o trânsito de produtos apresentadas pelo condutor no dia 9 de setembro.

A carga foi rechaçada, ou seja, o motorista do caminhão foi escoltado pelos fiscais do Ceará até a divisa entre os dois estados, para que retornasse à empresa de origem.

Para Jurandir Cavalcante Junior, diretor de defesa e inspeção vegetal da Adagro, “do ponto de vista da legislação agropecuária, além da autuação da Adagri/CE, em Pernambuco a empresa responsável pela carga de uvas também será notificada e autuada pela Adagro e o responsável técnico (RT) notificado para que preste esclarecimentos pela divergência no comunicado da data de saída da carga de Petrolina”, enfatizou o diretor.

Ainda de acordo com o diretor da Agência Agropecuária de Pernambuco, “a ação conjunta entre as agências de defesa agropecuária foi fundamental para impedir que produtos sem a documentação que garante a sanidade vegetal chegassem ao centro de distribuição no Estado do Ceará. Somente através de uma política de cooperação e de inteligência entre os órgãos de fiscalização conseguiremos combater o transporte ilegal de cargas no país”.
 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas