Avaliação Quadrienal da Capes aponta avanço e consolidação da pós-graduação da Univasf

Saiba mais!

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) obteve resultados positivos na Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período 2021–2024. Os dados preliminares, divulgados pela Plataforma Sucupira na última segunda-feira (12), indicam avanço no conceito de cinco Programas de Pós-Graduação (PPGs). Entre os que registraram crescimento, destacam-se o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB), que evoluíram do conceito 4 para o conceito 5, em uma escala que varia de 1 (menor nota) a 7 (maior nota). 

Também apresentaram avanço os Programas de Pós-Graduação em Educação Física e em Psicologia, que passaram do conceito 3 para o conceito 4. Já o Programa em Política, Cultura e Ambiente (PoCAm) evoluiu do conceito A,atribuído a cursos recém-autorizados a funcionar, para o conceito 3. Além dos programas que apresentaram crescimento, diversos cursos mantiveram seus conceitos na avaliação atual. O PPG em Ciências Veterinárias no Semiárido permaneceu com conceito 5. Já os programas Agronomia – Produção Vegetal, Ciência dos Materiais e Engenharia Agrícola mantiveram o conceito 4, enquanto os PPGs em Arqueologia, Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido e Extensão Rural permaneceram com nota 3.

Entre os programas profissionais ofertados em rede, em parceria com outras instituições, mantiveram o conceito 4 os mestrados profissionais em Educação Inclusiva (Profei), Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Pronit), Sociologia em Rede Nacional (Profsocio) e Saúde da Família (ProfSaúde). Já o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) manteve o conceito 3.

Na avaliação da Capes, o conceito 3 marca o padrão mínimo de qualidade para programas de mestrado, enquanto o conceito 4 representa o requisito básico para a oferta de cursos de doutorado, sendo atribuído a programas em processo de consolidação, classificados com o conceito “Bom”. Já a nota 5 corresponde a programas consolidados, avaliados como “Muito Bom”. Nesse cenário, cerca de 67% dos programas de pós-graduação da Univasf obtiveram conceitos “Bom” e “Muito Bom”, evidenciando a consolidação da pós-graduação ofertada pela Instituição.

Para o diretor de Pós-Graduação da Univasf, Daniel Menezes, a evolução nos conceitos reflete diretamente na qualidade da formação oferecida pela Universidade. “O crescimento dos programas reflete na qualidade do ensino, da pesquisa e da produção científica, promovendo uma formação crítica, inovadora e alinhada às demandas contemporâneas”, destaca.

Segundo Menezes, na Univasf essa progressão amplia o impacto acadêmico e social ao estimular pesquisas voltadas para os desafios regionais, especialmente nas áreas de desenvolvimento sustentável, recursos hídricos, saúde, educação contextualizada e inovação tecnológica. “Programas mais bem avaliados atraem parcerias nacionais e internacionais, recursos e talentos, fortalecendo a integração entre Universidade e sociedade. Assim, a pós-graduação contribui diretamente para o desenvolvimento regional, formando profissionais qualificados e produzindo conhecimento aplicado às necessidades do Semiárido e do Vale do São Francisco”, finaliza o diretor.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas