Crea Desenvolve Araripina debate modernização da indústria do gesso e alternativas sustentáveis para a economia do Araripe

Propostas para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região foram apresentadas ao público

O segundo dia de atividades do Crea Desenvolve Araripina foi marcado por debates sobre as potencialidades produtivas e econômicas do Sertão do Araripe.

A programação do sábado (08) começou com a palestra da engenheira agrônoma e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Maria Auxiliadora, que abordou as vocações, oportunidades e desafios dos setores agropecuário e florestal na região. A palestra seguinte, apresentada pelo presidente do Sindugesso, Joberth Granja, e pelo diretor regional da Fiepe, Fábio Monteiro, tratou dos impactos socioeconômicos do polo gesseiro no desenvolvimento dos municípios do Araripe.

Em fala direcionada aos estudantes presentes no evento, Joberth Granja reforçou o papel dos profissionais locais nesse processo. “A indústria está se modernizando e precisa cada vez mais do trabalho de profissionais capacitados da própria região. Precisamos usar a riqueza produzida daqui para transformar a vida da população do Sertão do Araripe”, afirmou.

Após as palestras, o vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni, explicou a metodologia de trabalho do Crea Desenvolve aos participantes. Na etapa seguinte, sob orientação da equipe do Crea-PE, eles reuniram-se em grupos para pensar em soluções conjuntas ligadas aos eixos temáticos: infraestrutura para o desenvolvimento, indústria do gesso e produção agropecuária e florestal sustentável.

“Em nome do Confea e do Crea-PE, agradeço o envolvimento de todos no projeto e o reconhecimento da relevância da Engenharia, da Agronomia e das Geociências no desenvolvimento de projetos voltados à melhoria da qualidade de vida da população do Araripe”, ressaltou Nielsen Christianni .

Por fim, as propostas de intervenção desenvolvidas pelas equipes, com foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável das cidades do Sertão do Araripe, foram compartilhadas com público. As proposições serão reunidas no documento Carta Crea Desenvolve Araripina.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas