Trabalhos fortalecem a gestão de riscos e o enfrentamento aos efeitos da estiagem, além de reforçar a política de segurança de barragens
A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC) realizou, ao longo desta semana, uma série de ações estratégicas nas regiões do Agreste e Sertão do Estado. O objetivo é fortalecer a gestão de risco e a preparação dos municípios para o enfrentamento da estiagem, decorrente da baixa pluviometria que afeta diversas localidades.
As equipes da Defesa Civil Estadual prestaram apoio técnico e orientações às Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) em municípios como: Betânia, Orobó, Casinhas, Limoeiro, João Alfredo, Brejo da Madre de Deus, Passira, Cumaru, Sertânia, Custódia, Jucati, Saloá, Bom Conselho, Ibimirim, Poção, Capoeiras, Terezinha, Santa Maria do Cambucá e Surubim. As ações visam fortalecer os sistemas municipais e estaduais de proteção e defesa civil, e mitigar os efeitos da estiagem junto às populações mais vulneráveis.
“Essas visitas técnicas são extremamente importantes tanto para o município, como para todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, que fortalece essa ação integrada junto às cidades. Orientando para que todos trabalhem sempre de forma articulada e integrada, para que a gente tenha essa preparação de todas as regiões, tanto para ações relacionadas à mitigação dos eventos de estiagem, como na segurança de barragens. Além disso, há também a preparação para a quadra chuvosa no Sertão que se inicia a partir do mês de janeiro”, afirmou o gerente de Gestão de Riscos da Defesa Civil do Estado, tenente coronel BM, George Vitoriano.
Além disso, a SEPDEC apoiou e orientou municípios que possuem barragens classificadas com Nível de Perigo Global (NPGB) em alerta ou emergência. As atividades incluíram o acompanhamento e a atualização dos Planos de Contingência Municipais para Acidentes com Barragens em cidades como: Brejo da Madre de Deus, Jucati, Saloá, Bom Conselho, Poção, Capoeiras e Terezinha, reforçando a prevenção de acidentes.
