Dinter em Educação Matemática inicia atividades letivas com participação expressiva de servidores do IFSertãoPE

Ao todo, o curso conta com 12 discentes servidores públicos, sendo oito deles vinculados ao IFSertãoPE.

Ao longo desta semana, tiveram início as atividades do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação Matemática, resultado de uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que atua como instituição promotora do curso, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que são as instituições receptoras. Ao todo, o curso conta com 12 discentes servidores públicos, sendo oito deles vinculados ao IFSertãoPE.

A cerimônia de abertura, que ocorreu na última quarta-feira (2), na sala de treinamento da Reitoria, contou com a presença do reitor do IFSertãoPE, Jean Alencar, do diretor executivo, Fábio Porto, e do coordenador de pós-graduação, André Vieira. Em seus pronunciamentos, os gestores destacaram o impacto transformador que o doutorado representa para a carreira dos profissionais envolvidos e para o desenvolvimento da educação no sertão nordestino.

As aulas do curso começaram no dia 30 de junho de 2025, com o componente curricular “Metodologia de Pesquisa Qualitativa”. A disciplina, que é ministrada pelo professor Dr. Marcelo Carvalho, um dos docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Unesp e pesquisador de referência nessa área, será ofertada até o dia 11 de julho deste ano. Na sequência, entre os dias 21 de julho e 1.º de agosto de 2025, será ministrado o componente “Análise Matemática”, pelo professor Dr. Marcos Teixeira, também docente do PPGEM.

Segundo o coordenador de pós-graduação do IFSertãoPE, André Vieira, o Dinter em Educação Matemática é resultado de um acordo de cooperação entre as três instituições envolvidas (Unesp, IFSertãoPE e Univasf), através do Programa de Cooperação Institucional (PCI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “O início do curso representa um marco significativo para o fortalecimento da formação docente e da pesquisa em Educação Matemática na região do sertão nordestino, ampliando as possibilidades de atuação acadêmica e científica de nossos servidores”, ressalta Vieira.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas