A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Petrolina, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio de edital lançado em 2024.
Dentro da vasta programação do Festival Arte ao Redor que começou esta semana, em Petrolina, reunindo as linguagens da música, teatro, audiovisual e intervenções artísticas - o grupo de música instrumental Clave Árido fecha hoje (quarta/26) sua temporada do projeto MPB nas comunidades, com o show “Do Mar ao Sertão”. A programação do Arte ao Redor é gratuita e vem sendo realizada em comunidades ribeirinhas e espaços públicos da cidade.
A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Petrolina, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, por meio de edital lançado em 2024. Já o projeto paralelo ‘MPB nas comunidades’, tem como proposta mesclar músicas conhecidas do cancioneiro nacional passando pela bossa nova, samba e rock pop, baião, xote e maracatu.
A produção e o roteiro do show do grupo, formado em 2024 por um quarteto de alunos de Licenciatura em Música do IF SertãoPE, tem caráter pedagógico. O objetivo das apresentações tem sido levar para o público de diversas gerações, um pouco da história da tradicional MPB desde o início do século XX com criações de Chiquinha Gonzaga até a atualidade.
Com arranjos instrumentais sob auxílio de flauta transversal, violão, percussão e contrabaixo, o show desta quarta-feira o ‘Do mar ao Sertão’, vai reunir parte do repertório, com canções de Luiz Gonzaga, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, João Bosco, Jorge Mautner, Hebert Viana, Gilberto Gil, Dominguinhos e Lenine.
Além do Clave Árido, a programação contará com outras apresentações musicais a exemplo de Um Piano a Jam e Música para Compartilhar, Camerata 21 de Setembro, Show acústico de reggae, grupo de dança Junina Balão Dourado e peça teatral “Malas e Peripécias
