O evento é parte integrante do II componente do programa "Saúde Mental, Não Faça disso um Bicho de 7 Cabeças"
O Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAO Saúde) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na manhã do último dia 11 de setembro, o Seminário de Formação de Agentes de Acolhimento da IV Macrorregião, em Petrolina, no Sertão do São Francisco.
O evento é parte integrante do II componente do programa "Saúde Mental, Não Faça disso um Bicho de 7 Cabeças", que busca formar e qualificar os integrantes da Instituição para atenderem de forma adequada as pessoas que chegam com sinais de sofrimento psíquico.
Na fase de execução do programa, 16 oficinas foram conduzidas, com o apoio da equipe técnica da GASAM/SES, para sensibilizar e qualificar o atendimento. Com um total de 730 participantes de todos os municípios do Estado, o programa também selecionou 173 servidores para atuarem como Agentes de Acolhimento.
Os agentes agora fazem parte dos Comitês Regionais de Saúde Mental, que também incluem representantes do CAO Saúde, da GASAM/SES e das Secretarias Municipais de Saúde. A função dos Comitês é monitorar os casos encaminhados pelos agentes, garantindo que as pessoas com sinais de sofrimento psíquico sejam direcionadas para a rede de saúde adequada.
Com o Seminário de Petrolina, o quarto realizado neste ano de 2025, o programa concluiu a formação de 12 Comitês Regionais de Saúde Mental - um para cada região de saúde do Estado. Os seminários anteriores contaram com 55 participantes na I Macrorregião, 31 na II e 18 na III.