Confira!
O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) esteve presente ao Eli Summit 2025, realizado na cidade de Natal (RN), de 4 a 6 de novembro. O evento, promovido pelo Sebrae Nacional, é um encontro dos principais ecossistemas de inovação do Brasil, que reúne especialistas, pesquisadores, investidores, empresas e gestores públicos para debater sobre desenvolvimento tecnológico. O coordenador de Empreendedorismo e Incubação da Univasf, Marcelo Mousinho, representou o NIT no evento.
Mousinho participou de workshops, palestras, oficinas e visitas técnicas, o que lhe permitiu acompanhar as tendências nacionais sobre inovação, acessar boas práticas de gestão de ativos tecnológicos e fortalecer redes de colaboração. Segundo ele, o Eli Summit também possibilitou ao NIT o aumento da sua visibilidade, permitindo conhecer os potenciais parceiros e o alinhamento às políticas públicas de inovação vigentes no país. “Esse intercâmbio contribuiu para aprimorar processos internos, fomentar o empreendedorismo acadêmico e consolidar a Universidade como instituição protagonista no desenvolvimento regional”, disse o coordenador, que contou com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) para participar do evento
Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, o NIT tem a responsabilidade de gerenciar as políticas de inovação dentro da Universidade. O Núcleo promove a preservação da propriedade intelectual, protegendo todas as marcas, patentes entre outras invenções geradas na Universidade, bem como intermediar a transferência da tecnologia. “Para o NIT, estar presente no ELI Summit, significou ampliar sua atuação institucional, aproximando a universidade de agentes que impulsionam inovação aberta, propriedade intelectual e criação de negócios de base tecnológica”, afirmou Mousinho.
