Confira!
O ano de 2022 foi de muito trabalho para a Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE): nos últimos doze meses, o órgão recebeu 20.052 manifestações oriundas dos cidadãos. Em balanço fechado na primeira semana de 2023, a Ouvidoria detalhou alguns pontos interessantes sobre a sua atuação.
"A cada ano a Ouvidoria se consolida como canal de acesso da população à Instituição e, por vezes, é o único, ou principal para uma boa parte do povo pernambucano. Com isso, a melhoria dos canais de comunicação, dos sistemas de recepção, como o Audivia, e o uso de uma linguagem mais fácil e simples à população, visando o esclarecimento dos seus direitos, se tornam necessários para a melhor prestação ministerial, qualificando o nosso mister constitucional. Portanto, o Ministério Público, como essencial aos interesses sociais e individuais indisponíveis, tem esse constante desafio e os dados vão nos apontando a direção", destacou o ouvidor substituto, promotor de Justiça Flávio Henrique dos Santos.
Conforme os dados levantados pela Ouvidoria, um total de 19.691 manifestações, ou seja, 98,2% do total, foram denúncias remetidas pelos cidadãos com o intuito de solicitar possível atuação do MPPE.
Desse total, as temáticas que mais se destacaram foram as denúncias sobre patrimônio público, com 4.216 ocorrências (21,0% do total); sobre matéria eleitoral, com 2.899 (14,5%); sobre saúde, com 1.769 (8,8%); sobre meio ambiente, com 1.591 (7,9%); e sobre educação, com 1.516 (7,6%).
Já no aspecto geográfico, o destaque foram os moradores do Recife, que foram responsáveis por 7.078 manifestações, cerca de 35,3% de todas as recebidas pela Ouvidoria.
