Pernambuco promove fórum e mostra estadual em alusão ao Dia Mundial de Segurança do Paciente

Saiba mais!

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realizou nesta quarta-feira(17/09), no teatro do IMIP no Recife, o X Fórum Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente, em alusão e celebração ao 7º Dia Mundial de Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e a 4ª Mostra Estadual de Experiências Exitosas em Qualidade e Segurança do Paciente.

O conjunto de eventos buscou fortalecer a segurança na rede de saúde e apresentar experiências desenvolvidas em unidades estaduais, além de destacar avanços na política pública que visa reduzir riscos e danos evitáveis durante a assistência.

A OMS estima que cerca de 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente em hospitais de países de baixa e média renda, resultando em 2,6 milhões de mortes evitáveis. No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), criado em 2013, orienta gestores e profissionais a adotarem protocolos clínicos e práticas seguras, além de estimular o envolvimento de pacientes e familiares no cuidado.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou o papel da eficiência de processos e da organização das unidades na melhoria da assistência. “Nos seis grandes hospitais do estado, cada unidade conta com um gerente de qualidade e segurança do paciente, além de ouvidoria e controle interno estruturados de forma homogênea. A consultoria interna tem feito diferença na implementação de protocolos, readaptação de estruturas físicas e na melhoria dos fluxos de trabalho. É fundamental também o trabalho junto aos municípios, na atenção primária, para que a segurança do paciente comece desde o início do cuidado”, disse a secretária.

Em Pernambuco, o tema vem sendo conduzido desde 2015 pela Coordenação de Qualidade e Segurança do Paciente (CQSP). O estado alcançou, em 2023, a implantação de 100% dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) na rede hospitalar. Em 2025, a estratégia foi ampliada com a criação do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP-PE).

A coordenadora do NEGESP, Carla Araújo, ressaltou a consolidação do evento e o engajamento da rede.“A cada edição, conseguimos atrair mais pessoas para esse movimento de segurança do paciente, que hoje já está legitimado e reconhecido pela alta gestão da saúde em Pernambuco. Estamos muito felizes com a lotação máxima do auditório, com 700 inscrições esgotadas, e com a participação de profissionais de diversas áreas. Além disso, tivemos a apresentação de 146 trabalhos, o que reforça a importância desse espaço de troca de experiências e de fortalecimento da cultura de segurança no cuidado.”

A programação do Fórum também contemplou a Mostra Estadual de Experiências Exitosas, que reúne práticas aplicadas em diferentes serviços de saúde. A iniciativa pretende valorizar projetos que já apresentam resultados concretos na melhoria da assistência e a troca de estudos e experiências no âmbito da segurança do paciente.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas