Sinistros reduziram no comparativo com o ano passado, mas houve aumento no número de mortes
APolícia Rodoviária Federal (PRF) deu início, nesta quarta-feira (18), às ações da Semana Nacional de Trânsito, que segue até o dia 25 de setembro. A campanha tem como tema "Desacelere – seu bem maior é a vida", e busca conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro, com foco na preservação de vidas.
A quarta-feira começou com uma ação educativa de travessia segura para pedestres, em frente ao CEASA, promovendo orientação prática sobre os cuidados ao atravessar vias movimentadas. Já no período da tarde, a programação segue com palestra e exposição de equipamentos policiais no Compaz Ariano Suassuna, na Abdias de Carvalho, proporcionando maior aproximação da sociedade com o trabalho da PRF.
Além das ações educativas, a PRF reforça a importância da prevenção e redução de acidentes. Um comparativo entre os meses de janeiro a agosto de 2024 e 2025 indica uma redução de 11% no total de sinistros e de cerca de 10% no número de feridos. No entanto, preocupa o aumento de 7% no número de mortes, o que reforça a necessidade de intensificar os esforços por um trânsito mais consciente.
Ainda segundo os dados analisados, sinistros envolvendo motocicletas tiveram uma redução nas rodovias federais de Pernambuco. Entre janeiro a agosto deste ano, foram registrados 975 sinistros, com 1118 feridos e 96 mortes. No mesmo período do ano passado, foram atendidos 1123 sinistros, que resultaram em 1301 feridos e 100 mortes.
A PRF ressalta que o mote deste ano, “Desacelere – seu bem maior é a vida”, busca justamente provocar uma reflexão sobre o comportamento no trânsito. Reduzir a velocidade, respeitar as leis e adotar uma postura responsável são atitudes que salvam vidas.
A programação da Semana Nacional de Trânsito seguirá em diversos pontos do estado até o dia 25 de setembro, envolvendo ações em conjunto com instituições públicas e privadas, além de atividades lúdicas e educativas para todos os públicos.