“Quem Tem Chagas Tem Pressa” realiza ações para reforçar diagnóstico precoce em Triunfo e Serra Talhada

A iniciativa é uma promoção da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), ao lado das gestões municipais, da Universidade de Pernambuco (UPE), além da iniciativa privada.

Nesta semana, o projeto “Quem Tem Chagas Tem Pressa” deu seguimento aos trabalhos nos municípios de Triunfo e Serra Talhada – integrantes da XI Gerência Regional de Saúde (XI Geres) -, com o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce e o cuidado de pacientes com doença de Chagas crônica, por meio da testagem rápida. Em cada uma das cidades foram atendidas, em média, mil pessoas.

A iniciativa é uma promoção da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), ao lado das gestões municipais, da Universidade de Pernambuco (UPE), além da iniciativa privada.

As ações visam fortalecer a descentralização do cuidado, facilitando o acesso dos casos suspeitos à assistência, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, a atenção especializada, nas unidades de referência, além de capacitar profissionais da saúde e promover o manejo clínico adequado da doença no território.

O projeto tem duração de um ano e envolve também atividades educativas, busca ativa de casos e acompanhamento dos pacientes com formas graves, além de estreitar vínculos com instituições de ensino para formar profissionais preparados para o manejo da doença.

A escolha de Serra Talhada e Triunfo se deu pela alta endemicidade da doença no Sertão do Pajeú. A testagem rápida permite o diagnóstico em poucos minutos, por meio de coleta de sangue no dedo, facilitando o acesso mesmo em áreas rurais e reduzindo a necessidade de deslocamento para laboratórios especializados.

O “Quem Tem Chagas Tem Pressa” contribui para revelar a população acometida, possibilitando tratamento gratuito e precoce pelo SUS, o que é decisivo para prevenir complicações cardíacas, digestivas e neurológicas da doença. Ampliando a vigilância, o diagnóstico e o tratamento da doença de Chagas crônica, com objetivo de melhorar a qualidade de vida da população afetada e tornar os serviços de saúde locais mais eficazes no combate à doença.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas