Confira!
Entre os dias 17 e 22 de novembro, o Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) realizou a Semana da Música 2025, evento que trouxe ao Vale do São Francisco uma programação diversificada, aberta ao público e marcada por concertos, recitais, ensaios abertos e apresentações em diferentes espaços da cidade. Um dos destaques desta edição foi a estratégia de levar parte das atrações para escolas estaduais, ampliando o alcance da ação e fortalecendo o diálogo entre a instituição e a comunidade externa. Cerca de 2.500 pessoas participaram desta edição.
Organizada pelo curso de Licenciatura em Música, a Semana reafirma o compromisso do IFSertãoPE com a democratização do acesso à cultura e com a formação artística e pedagógica dos estudantes. Para o presidente da Comissão Organizadora, professor Dr. Alan Barbosa, a iniciativa consolidou o evento como um espaço de encontro e construção coletiva.“É um momento de diálogo e de compartilhamento do que vem sendo produzido no IFSertãoPE, tanto no campo artístico quanto no educativo”, afirmou.
Neste ano, a programação ocupou o Campus Petrolina, o Teatro Dona Amélia (SESC) e duas escolas da rede pública: a EREM Osa Santana, na Cohab Massangano, e a Eneide Coelho, no bairro João de Deus. As apresentações nesses espaços aproximaram o público jovem do universo musical vivido no instituto e renderam grande participação.
Segundo Alan Barbosa, a descentralização das atividades fortaleceu a natureza extensionista do evento.“Expandir o evento para as escolas e, depois, convidar o público para um concerto dentro do campus cria um fluxo de aproximação entre a instituição e a comunidade externa. A plateia é parte essencial desse processo artístico”, destacou.
A Semana da Música iniciou a programação no dia 17 com apresentações da Big Band Woodbrass, do Madrigal do IFSertãoPE e do grupo Os Caras – Cazuza 40 anos de Exagerado, divididas entre o campus e a Escola Osa Santana. À noite, o Teatro Dona Amélia recebeu o recital de piano do professor Rodrigo Diniz.
Durante a semana, o público pôde acompanhar ainda apresentações do Trio Sertão, da Orquestra de Flautas, da Banda do PIBID (BIF) e diversos ensaios abertos do concerto Toca Raul, permitindo que a comunidade observasse os bastidores da construção artística.
O evento foi encerrado no sábado (22), no Auditório Central do Campus Petrolina, com o concerto “Toca Raul”, reunindo a Orquestra IFSertãoPE, o Coro Vozes do Sertão e o Coral Floresta Encantos do Sertão. Toda a programação foi gratuita, com exceção do recital de abertura e do concerto final, que solicitaram donativo alimentar.
Além do caráter cultural, a Semana da Música também cumpre papel pedagógico. Para Alan Barbosa, o evento amplia as oportunidades de formação prática. “Os alunos envolvidos podem mostrar suas capacidades musicais e vivenciar a produção de um evento dessa magnitude. Todos saem ganhando, inclusive a instituição”, avaliou.
O estudante Caio Henrique de Oliveira Silva, do 4º período de Edificações, relatou a emoção de participar das atividades.“Foi uma experiência maravilhosa. Sempre sonhei em participar de uma apresentação. O que mais me comoveu foi perceber que na apresentação todos somos iguais: não importa classe social, cor, peso ou altura. A música une”, disse. Caio ainda reforçou a importância do evento. “Acho muito importante. A Semana da Música deu mais visibilidade aos músicos e à música no geral.”
O impacto emocional também foi lembrado pelo público externo. Para Ana Cláudia Barbosa de Jesus, depiladora, participar pela primeira vez foi marcante. “Foi um momento único, perfeito. Fiquei encantada com o desempenho da equipe”, afirmou.
Já Tereza de Oliveira, aluna do curso técnico em Segurança do Trabalho, destacou o concerto dedicado a Raul Seixas. “Foi uma noite cheia de energia, com interpretações criativas dos alunos e muita emoção ao relembrar clássicos que marcaram gerações. Raul vive na arte, na música e na atitude!”.
A organização já projeta ampliar ainda mais a iniciativa no próximo ano. “Em 2026, teremos uma Semana da Música maior, com mais espaços contemplados e muitos músicos tocando e cantando. Queremos celebrar a música e os músicos”, adiantou Alan Barbosa.
Com forte presença da comunidade e engajamento dos estudantes, a Semana da Música 2025 reforça o papel do IFSertãoPE como importante agente cultural da região e evidencia o poder da arte como instrumento de inclusão, diálogo e formação cidadã.