Reuniões aconteceram esta semana em Floresta, Inajá e Manari
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) promoveu, nesta semana, uma série de audiências públicas em três cidades do Sertão para tratar do cadastramento biométrico entre o eleitorado. As reuniões fazem parte da campanha “Atualize” de incentivo à biometria e aconteceram nesta terça-feira (5), em Floresta, e nesta quarta-feira (6), em Inajá e Manari, nas respectivas Câmaras Municipais.
Os encontros foram coordenados pelo Grupo de Trabalho para Identificação Biométrica (GTIB) e conduzidos pelo diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos. O objetivo chamar a atenção da população para a importância de atualizar os dados biométricos junto à Justiça Eleitoral e conseguir o apoio de lideranças políticas locais para incentivar o comparecimento de eleitoras e eleitores aos cartórios.
Ao todo, 40 pessoas marcaram presença na audiência pública em Floresta, entre vereadores, vice-prefeita e sociedade civil. Já em Inajá, o encontro foi acompanhado por vereadores, prefeito, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e estudantes da Erem Antônio Guilherme Dias Lima, contabilizando um público de 23 pessoas.
Manari foi o município que registrou o maior público, com 64 pessoas na lista de presença. Participaram do encontro vereadores, prefeito da cidade, secretariado, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Estudantes e gestores, educadores e estudantes da Escola de Referência de Ensino Médio (Erem) Coronel Manoel de Souza Neto.
Desde o início do ano, o TRE-PE já realizou 12 audiências públicas para tratar da questão em cidades que apresentam altos índices de eleitores sem a coleta da digital. Em Manari, 75,5% do eleitorado ainda não fez o procedimento. Já em Inajá, o número é de 61,8%, e em Floresta, 59,8%.