UPE registra avanço histórico na avaliação dos Programas de Pós-graduação pela CAPES

Confira!

A Universidade de Pernambuco (UPE) alcançou um resultado histórico na Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-graduação stricto sensu, referente ao período 2021–2024, divulgada nesta segunda-feira (12) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados evidenciam um desempenho expressivo da instituição, com elevação de conceito em 10 programas, manutenção em 12 e redução em apenas um curso, resultado que reflete um planejamento institucional consistente e investimentos contínuos na qualificação do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação.

“Os resultados conquistados pelos Programas de Pós-graduação stricto sensu refletem o trabalho consistente da comunidade científica da UPE, que vem ampliando sua inserção em diferentes cenários nacionais e internacionais. Paralelamente, a instituição tem atuado para assegurar melhores condições de produção acadêmica para docentes, discentes e técnicos, ampliando oportunidades em todas as regiões do Estado”, pontuou o Prof. Carmelo Bastos, Pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da UPE.  

Atualmente a UPE conta com 27 cursos de mestrado e 16 de doutorado, distribuídos em todas as regiões onde a universidade mantém unidades de educação. Um dos destaques deste ciclo avaliativo é a interiorização da pós-graduação, com 14 programas localizados fora da Região Metropolitana do Recife, configurando um marco histórico para a instituição e o reforço na política de interiorização promovida pela universidade. Além disso, quatro cursos possuem sete núcleos de interiorização, somados a três Mestrados Profissionais em Letras, ofertados nos municípios de Nazaré da Mata, Garanhuns e Petrolina, totalizando 37 polos de formação stricto sensu.

Na avaliação anterior, divulgada em 2022, a média dos conceitos dos programas da UPE era de 4,1. Já na avaliação atual, publicada em 2026, a média alcançou 4,5, considerando a escala de notas que varia de 3 a 7. Outro marco relevante é que, pela primeira vez, a universidade passa a contar com dois programas com conceito 6, patamar de excelência acadêmica: Educação Física e Etnobiologia e Conservação da Natureza. Além disso, nove programas obtiveram nota 5, conceito considerado muito bom e de excelência para cursos que ofertam apenas o mestrado.

“Parabenizo toda a comunidade acadêmica da UPE que, por meio de um esforço conjunto, tem proporcionado resultados históricos para a nossa instituição. Seguiremos trabalhando para novas conquistas, fortalecendo ações de impacto no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação”, afirmou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.   

O desempenho alcançado reafirma a capacidade da Universidade de Pernambuco de responder aos desafios da ciência, da tecnologia, da inovação e da formação de recursos humanos qualificados, consolidando-se como referência acadêmica no Estado e no país.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 33 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas