O encontro contará com palestras e oficinas voltadas ao fortalecimento da produção nas áreas irrigadas, ao reconhecimento da identidade socioprodutiva das Vilas e à criação de marcas como estratégias de acesso aos mercados da Agricultura Familiar.
O Núcleo de Gestão de Projetos Sociais (NGPS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), promoverá nos dias 28 e 29 de novembro o Encontro das Vilas Produtivas Rurais do PISF – “A Importância da Produção e da Identidade Socioprodutiva no Acesso aos Mercados da Agricultura Familiar”. A programação será realizada no auditório do Hotel Imperador, em Salgueiro (PE), com início às 14h. A atividade integra as ações de encerramento dos trabalhos para o ano de 2025, junto às Vilas Produtivas do Pisf, e reunirá representantes dos estados de Pernambuco, Ceará e Paraíba.
O encontro contará com palestras e oficinas voltadas ao fortalecimento da produção nas áreas irrigadas, ao reconhecimento da identidade socioprodutiva das Vilas e à criação de marcas como estratégias de acesso aos mercados da Agricultura Familiar. O objetivo é promover trocas de experiências, estimular o protagonismo comunitário e fomentar caminhos para a geração de renda para as famílias.
A escolha de Salgueiro (PE) para sediar o evento se deu pelo fato da localização do município ser estratégica para recebimento dos agricultores dos três Estados de atuação do projeto acompanhado pelo NGPS (Pernambuco, Ceará e Paraíba), sendo um local central para reunir as comunidades e ampliar o diálogo regional.
“Este encontro representará um momento de troca, construção coletiva e reconhecimento do potencial socioprodutivo de cada Vila Produtiva. Nosso compromisso é fortalecer a produção e as iniciativas locais, ampliar o acesso aos mercados e consolidar práticas que garantam autonomia e desenvolvimento para as famílias que fazem parte do PISF”, destacou o professor Leonardo Sousa Cavalcanti, coordenador técnico do NGPS/Univasf.