Saiba mais!
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica lançou, nesta quarta-feira (12), durante a COP30 Brazil, em Belém (PA), o livro “Ações de Sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – volume 2” e sua versão em inglês “Sustainability Initiatives across Brazil’s Federal Network of Professional, Scientific, and Technological Education: volume 2”.
A obra reúne 57 projetos desenvolvidos por instituições da Rede Federal, selecionados entre mais de 300 propostas submetidas ao Edital REI/IFPE nº 11/2024, e destaca ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Entre os projetos selecionados para a publicação, dois são desenvolvidos no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE: “Nas Ramas da Esperança” e “IFEduca 4.0”.
Nas Ramas da Esperança, coordenado pelo professor Erbs Cintra, é uma ação estratégica de redução da pobreza extrema, através da implantação de um banco de multiplicação de ramas-sementes, produção e distribuição de variedades de batata-doce e outros alimentos biofortificados. Com sede no campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, o projeto é desenvolvido com apoio da Rede BioFORT – responsável pela biofortificação de alimentos no Brasil, coordenada pela Embrapa.
O capítulo do livro destaca como a iniciativa une ciência, tecnologia e compromisso social para promover segurança alimentar, geração de renda e sustentabilidade no semiárido brasileiro, apresentando dados relativos à atuação do projeto e resultados, como a distribuição de mais de 850 mil mudas de batata-doce biofortificada e a doação de 45 toneladas de alimentos nutritivos a famílias em situação de vulnerabilidade.
Além da publicação, o projeto Nas Ramas da Esperança foi apresentado na AgriZone na COP30, nesta quinta-feira (13), onde se discutiu sobre “Biofortificação – cultivos resilientes e nutritivos”.
Também selecionado para compor a publicação, o IFEduca 4.0 tem como objetivo promover, incentivar e dar suporte a projetos que fortaleçam a cultura sociodigital e o desenvolvimento de competências voltadas para o empreendedorismo, inovação e o uso das tecnologias digitais da Economia 4.0.
Na obra, o destaque é para como a iniciativa do IFSertãoPE certificou 339 estudantes do ensino fundamental e impactou mais de 2 mil pessoas da comunidade com oficinas, eventos e ações de extensão. Para a coordenadora do IFEduca 4.0, professora Andréa Nunes, este é um importante reconhecimento do compromisso institucional com a educação tecnológica, a inclusão social e a sustentabilidade.
“Ter um espaço num evento de relevância como a COP30 reforça o empenho da equipe multidisciplinar do projeto na capacitação dos jovens de escolas públicas que vão utilizar essas tecnologias digitais para criar soluções que vão promover o uso inteligente dos recursos e desenvolvimento social, demonstrando que todo esse esforço coletivo vale a pena, que a sustentabilidade também é social e educacional, justamente a visão que projeto traz”, declarou.
Os projetos que integram o livro foram apresentados durante o III Encontro Nacional de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica (InovaEPT), em 2025. A obra é uma realização do Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Assistec-Inova e coedição das Editora IFPB, Editora IFMG e Editora Ifes, que garantiram a produção e tradução do material nas versões em português e inglês, fortalecendo a internacionalização das ações da Rede Federal.
Acesse gratuitamente:
Versão em português: https://lnkd.in/dUgQquYg
Versão em inglês: https://lnkd.in/dA6Gg-AM