Saiba mais!
Em alinhamento ao objetivo de promover sustentabilidade ambiental e responsabilidade social, previsto no mapa estratégico da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) apresentaram trabalhos durante a 18ª edição do Seminário Hospitais Saudáveis (SHS 2025), realizada de 28 a 30 de outubro, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).
O evento, cujo tema é “Clima é Saúde, Saúde é Clima”, foi promovido pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e integra as atividades Pré-COP30 que estão sendo desenvolvidas no período que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Entre os trabalhos aprovados, dois relatos de experiências profissionais representaram iniciativas do HU-Univasf, com direito a exposição na sessão de pôsteres: “HU-Univasf e o Programa de Hospitais Saudáveis: Certificação Ambiental para Fornecedores“ - com coautoria de Sileide Neves (chefe da Divisão de Administração e Finanças), Fernando Kursancew (chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar), Fernanda Souza (enfermeira do Setor de Hotelaria Hospitalar), Daniely Figueiredo (chefe da Unidade de Vigilância em Saúde), Nathalia Andrade (nutricionista do Setor de Hotelaria Hospitalar) e Rafael Oliveira (discente) - e “Fortalecimento da identidade e imagem institucionais do HU-Univasf por meio de práticas ESG” - elaborado por Mateus Gonçalves (chefe da Unidade de Comunicação Regional 10) e Sileide Neves.
Menção honrosa
O Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com o Projeto Hospitais Saudáveis, classificou o trabalho “Fortalecimento da identidade e imagem institucionais do HU-Univasf por meio de práticas ESG” para recebimento de menção honrosa. Este ano, o Prêmio recebeu 233 projetos de 18 estados brasileiros, abordando as mais diversas iniciativas ambientais em organizações de saúde atuando no SUS, que fazem a diferença para tornar o SUS mais resiliente, inclusivo e sustentável.
Protagonismo da Rede Ebserh
Com palestra do vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, no painel “Riscos e respostas dos sistemas de saúde à mudança climática“ e apresentações de trabalhos desenvolvidos em diversos hospitais da Rede, a programação do seminário integrou diferentes atores do setor saúde em torno de soluções inovadoras e transformadoras para os desafios socioambientais contemporâneos.
"O evento possibilitou a visualização de boas práticas em outros hospitais, nos inspirando a adequarmos soluções à nossa realidade. Desta forma, podemos evoluir na gestão dos resíduos, uso da água, eficiência energética e, sobretudo, no cuidado com os pacientes, com os profissionais, proporcionando um ambiente mais favorável em conforto e segurança. São práticas como a redução do uso do óxido nos procedimentos anestésicos, engajamento efetivo dos profissionais no descarte correto de resíduos, sobretudo com foco no bloco cirúrgico, economicidade nos processos de higienização, bem como a redução do uso de plásticos. Todas essas iniciativas são possíveis quando há envolvimento de diferentes níveis da instituição e convencimento dos benefícios reais por meio da contribuição das pessoas", destacou Fernanda Souza, enfermeira do HU-Univasf.