Encontro reuniu 123 profissionais para discussões sobre metodologia e didática
A Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEIN), promoveu uma formação inicial de matemática para as escolas indígenas de Pernambuco entre os dias 11 e 13 de novembro. Participaram do encontro em Pesqueira, no Agreste, 123 professores e coordenadores da área de Matemática e suas tecnologias que atuam nas unidades de ensino indígenas da Rede Estadual, coordenadores pedagógicos dos anos finais e ensino médio e lideranças indígenas do estado.
A formação teve como objetivo promover discussões sobre metodologia e didática, oferecer oficinas para os professores de matemática das diferentes etapas e construir planos de aula com base nas discussões realizadas. A programação contou com a roda de conversa “Etnomatemática – Saberes Ancestrais” e as palestras “Matemática/Karajá: recompor, recuperar ou reforçar?” e “Trilhando a metodologia: matemática e a simetria dos conhecimentos da natureza”. Ainda houve uma conversa pedagógica com o tema “Quero caminhar nos princípios dos meus antepassados: reflexões e práticas na ensinagem de matemática a partir dos saberes ancestrais”.
Em setembro, profissionais das escolas indígenas participaram de uma formação inicial em Linguagem, artes e suas tecnologias, onde discutiram as ações de fortalecimento do ensino e da aprendizagem na área. Nessa formação, entendeu-se que as formas de expressão artísticas, os vocábulos, os dialetos e as línguas maternas são partes essenciais no estudo dessa área do conhecimento.
